Olimpia 24 Horas

Deputado propõe Audiência Pública para debater impactos da Operação Carne Fraca 

Postado em: 25/04/2017

Audiência pública para debater impactos da Operação ´Carne Fraca´ nas exportações do Brasil acontece nesta 4ª feira, na Câmara dos Deputados

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara (CREDN) da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira, dia 26 de abril, a audiência pública para discutir os impactos da Operação “Carne Fraca”, solicitada pelo deputado federal Luiz Lauro Filho (PSB-SP) (Foto) por meio do requerimento nº 185/2017, aprovado em reunião da comissão no dia 29 de março.

O debate acontece em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS), que também aprovou requerimento com a mesma finalidade.

Foram convidados para participar da audiência o Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, o diretor da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Antônio Jorge Camardelli. O requerimento de Luiz Lauro Filho, solicitando a audiência pública, também foi assinado pelo deputado Pedro Vilela (PSDB-AL).

Luiz Lauro Filho, que é 2º vice-presidente da CREDN, destacou a importância de discutir os impactos da operação sobre as exportações do setor agropecuário brasileiro e possíveis mecanismos que possam diminuir os efeitos negativos causados ao setor, diante da suspensão da importação por inúmeros países que tradicionalmente importam carne do Brasil após a deflagração da Operação “Carne Fraca”.

“Precisamos usar o âmbito da nossa comissão que trata de relações exteriores e subcomissão de comércio exterior para debatermos sobre os impactos desse assunto. Alguns países já estão voltando a importar do Brasil, outros fizeram embargos apenas dos frigoríficos citados e investigados na operação, mas têm outros que zeraram a importação da carne brasileira, e sabemos a qualidade do produto que temos”, completou Luiz Lauro Filho.


Operação Carne Fraca
No último dia 17 de março, foi deflagrada pela Polícia Federal a operação denominada “Carne Fraca”, que investiga o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura em um esquema de liberação de licenças para frigoríficos sem a devida fiscalização em troca de propina. Além disso, a operação investiga irregularidades como a venda, no Brasil e no exterior, de carne estragada e vencida.
Diante dos acontecimentos e da suspeita de má qualidade do produto, inúmeros países que tradicionalmente importam carne do Brasil suspenderam a importação. Até o momento, alguns dos maiores compradores de carne brasileira já anunciaram a suspensão total ou parcial de compra referente às 21 unidades afetadas pelas revelações da Polícia Federal. China, Japão, Suíça, Chile, Hong Kong, Egito e União Europeia divulgaram medidas neste sentido, já a Coreia do Sul chegou a suspender a compra, mas voltou a liberar cerca de 24 horas depois.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais