CUIDADO COM SUA SAÚDE BUCAL - Conheça três tipos de Aparelhos Dentários
Postado em: 21/07/2022
O cuidado com a saúde bucal deve ser sempre muito valorizado. Muitas vezes acabamos nos preocupando apenas com outras partes do corpo e não damos a atenção necessária aos dentes.
Imagem: pexels
Ter um sorriso bonito impacta não só na questão física, mas principalmente no aspecto mental. Pois quando não estamos plenamente satisfeitos temos inseguranças que podem impactar os nossos relacionamentos.
O ideal sugerido pelos dentistas é que pelo menos a cada 6 meses compareçamos ao consultório para exames de rotina. Pois esse é o período em que podem haver mudanças que apontem tratamentos.
E esses procedimentos podem auxiliar desde a parte física, trazendo maior conforto e diminuição das dores, como uma elevação na auto estima e confiança no momento de sorrir ou conversar pessoalmente com alguém.
Ao irmos em uma consulta odontológica podemos nos prevenir no cuidado de diversas enfermidades, como: cáries, gengivites, bruxismo, periodontite e, talvez o mais comum, desalinhamento dos dentes.
Para esse último ponto, o tratamento mais comum é a utilização de aparelhos ortodônticos, que tem como finalidade alinhar os dentes do paciente gradativamente, trazendo maior conforto e auto estima.
O principal foco do aparelho ortodôntico é trazer segurança nas duas áreas que já citamos anteriormente: a estética, por proporcionar um sorriso mais alinhado, e na física, por auxiliar na parte funcional dos dentes.
Existem diversos tipos de aparelhos atualmente que atendem a todos os gostos e necessidades, porém iremos abordar três deles que estão em maior evidência no mercado atual, são eles:
Aparelho fixo estético;
Aparelho de contenção.
Aparelho fixo estético
Esse método se destaca muito por conta do que o próprio nome já sugere: a estética. Ele se assemelha bastante em alguns pontos com o aparelho fixo metálico convencional.
Porém, conforme comentado, o aspecto principal que o diferencia é a estética diferente do convencional, pois ele é funcional da mesma forma, mas traz mais discrição para os braquetes utilizados.
Existem dois principais modelos para esse tipo de tratamento: o aparelho de porcelana, que traz um braquete mais opaco, e o de safira, que são totalmente transparentes.
Esse aparelho tem sido cada vez mais buscado por conta da discrição e conforto no período de tratamento.
Ele é removível, confortável e totalmente discreto, auxiliando tanto na parte funcional do tratamento quanto na questão estética.
Com o aparelho invisível é possível visualizar uma simulação de como vai ficar o seu sorriso ao final do tratamento, que tem uma duração média de 8 meses.
Aparelho de contenção
O aparelho de contenção se destaca principalmente em estágios finais de tratamentos ortodônticos. Pois a principal finalidade dele é a manutenção do alinhamento dos dentes após o término do uso de outro aparelho.
Existem atualmente dois principais tipos de aparelhos de contenção: o fixo e o removível. O fixo é feito com fios de aço que são colados na parte interna entre dois dentes, sem deixar nada à mostra.
Já o removível se parece muito com o aparelho móvel tradicional, por conta de ser mais higiênico e facilitar na hora de se alimentar. E ele pode ser utilizado tanto na parte inferior quanto na superior da arcada dentária.
Por isso, os aparelhos ortodônticos trazem maior conforto e segurança para quem tem essa necessidade.
O ideal é buscar indicações e ver qual o ideal para o seu tipo de tratamento.