Olimpia 24 Horas

CORONAVÍRUS - CAJOBI faz enfrentamento com ações preventivas, zerando o número de internações

Postado em: 05/09/2020

Após sofrer com um alto índice de contaminação pelo COVID-19, o município de Cajobi/SP, implementou ações que, atualmente, reduziram em zero o número de pacientes internados na Santa Casa de Cajobi e hospitais referenciados da região, tonando-se modelo no combate ao novo coronavírus em nossa região.

Dr. Lemo (Coordenador do Centro de Referência do Covid-19 em Cajobi)

Um dos motivos para tal sucesso, foi a contratação do Dr. Valdemir Sidnei Lemo, popularmente conhecido como Dr. Lemo, que trabalha há mais de 27 anos em nossa cidade, para coordenar o Centro de Referência do Covid, orientando sobre demais ações preventivas e implementando protocolos de tratamento para casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Para trazer mais informações sobre as ações tomadas pelo município, o Blog Cajobi, entrevistou o Dr. Lemo, Coordenador do Centro de Referência do Covid.

Blog Cajobi – Quais medidas foram realizadas para conter o crescente número de casos da Covid-19 no município?

Dr. Lemo – Com o crescente número de casos suspeitos e confirmados, foi necessário que o município realizasse ações emergenciais para diminuir a quantidade de contaminação pela Covid-19.

De início, foi iniciada a desinfecção das ruas de Cajobi e do Distrito de Monte Verde Paulista, com tratores equipados com atomizadores, que diariamente circulam pelas ruas, após às 18:00 horas, pulverizando uma mistura de água com hipoclorito de sódio.

No período diurno, nos pontos de maior aglomeração, caminhão pipa da prefeitura, realiza a desinfecção com a lavagem em frente aos locais de maior aglomeração, com a mesma mistura de água com hipoclorito de sódio.

Além de tais medidas, o município investiu no combate ao vírus, quando em 10 de agosto, inaugurou o Centro de Referência do Covid, que está instalado no Centro de Convivência do Idoso.


Blog Cajobi – Que tipo de atendimento é realizado no Centro de Referência da Covid-19?

Dr. Lemo – O atendimento é ambulatorial, os pacientes com sintomas de gripe, como febre, tosse, dor de cabeça, coriza, alteração de paladar e olfato, falta de ar, dor no corpo, devem procurar o centro. Lá temos uma equipe, composta por médicos e enfermeiros que irão atender o paciente e estabelecer qual a melhor conduta a ser realizada. Em média, são realizados de 25 a 30 atendimentos diáros.

Baseado na experiência do contato diário com o vírus, coordenei juntamente com os demais colegas médicos e plantonistas do município, um protocolo de atendimento e tratamento da doença, onde o paciente, após ser consultado, recebe no local, sem custos, toda a medicação necessária para o tratamento da doença.

No centro é realizado o exame de swab e teste rápido. Entretanto, cada exame é realizado de acordo com o período de sintomas, e só é realizado com pedido médico. Até o momento, foram realizados 524 exames (entre testes rápido e Swab)
.

Blog Cajobi – Com a abertura do Centro de Referência do Covid, houve diminuição dos casos no município?

Dr. Lemo – Sim. Após o início das ações, não só com a abertura do Centro de Referência do COVID, mas também com a desinfecção das ruas, houve diminuição dos casos positivos, como também a quantidade de internações na Santa Casa e nos demais hospitais que recebem os pacientes de Cajobi.

O Centro de Referência do Covid foi inaugurado em 10 de agosto, logo no dia 13 de agosto, zeramos todas as internações na Santa Casa de Cajobi.

Hoje, 04 de setembro, o município de Cajobi não possui pacientes internados com síndrome gripal ou confirmados com COVID, isso é reflexo das medidas preventivas implementadas pelo município, desde a fiscalização, desinfecção de ruas e, principalmente, do tratamento dos casos suspeitos e confirmados do COVID-19.


Blog Cajobi - Quais orientações o doutor tem a esclarecerpara população?

Dr. Lemo – As pessoas precisam se manter longe de aglomerações, sair de casa somente se necessário, higienizar as mãos com álcool, usar máscaras. Enquanto permanecer com sintomas, deve usar máscara ao sair do quarto e trocar a máscara sempre que estiver úmida. Se estiver em isolamento, procure o médico.
(Fonte: Blog Cajobi/Por Jean Morelli)

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais