Olimpia 24 Horas

COLÔMBIA - ZEBRA! Ambiental flagra 1700 Kg de peixes, multa em 40 mil e doa peixes a Hospital

Postado em: 12/05/2020

A Polícia Ambiental de Barretos apreendeu no local conhecido como Porto Bambu, cidade de Colômbia, mais de uma tonelada e setecentos quilos de peixes que foram apreendidos em poder de dois homens, sendo um deles pescador amador e o outro identificado como sendo o motorista de um caminhão de uma peixaria.

Segundo informações, os Militares Ambientais receberam denúncia de que um pescador estava armazenando ilegalmente peixes em um container às margens do Rio Grande, em um local conhecido como Porto Bambu, para posterior comercialização.

Desta forma, uma equipe esteve no local e constatou a veracidade da denúncia, sendo que no momento da chegada, os policiais conseguiram abordar dois indivíduos, sendo o pescador vendedor, responsável pelo container, e outro comprador, que estava com um caminhão baú, originário do município de São Paulo, sendo observado que no interior do caminhão já havia uma grande quantidade de peixes, enquanto que outra grande quantidade estava pelo lado de fora do veículo.

Indagado sobre a origem dos peixes, o motorista informou que comprou de dois pescadores profissionais, porém não apresentou nenhum documento comprobatório, tendo os Militares confirmado que os peixes seriam destinados a uma peixaria instalada no Ceasa, em São Paulo.

Quanto ao pescador responsável pela venda dos peixes nativos, após perguntado sobre sua carteira de pesca profissional, ele apresentou seu RGP (Registro Geral de Pesca) vencido desde o ano de 2009 e não apresentou nenhum protocolo de renovação, estando assim sem autorização para realizar as atividades de pesca profissional e respectivo comércio.

Diante das irregularidades constatadas, os peixes e o caminhão foram apreendidos e elaborados quatro multas em desfavor dos infratores, que totalizaram o valor de R$ 39.244,30 (trinta e nove mil duzentos e quarenta e quatro reais e trinta centavos).

Ainda de acordo com a Polícia Ambiental, os infratores responderão a processo pelo crime previsto no artigo 34 da Lei 9.605/98, cuja pena é de detenção de 1 a 3 anos.

O pescador que estava comercializando os peixes, possui diversas passagens pela Polícia Ambiental, sendo que também recebeu uma advertência por ter colocado o container em área de proteção ambiental, que configura crime previsto no artigo 48 da Lei 9605/98, com pena de detenção de 6 meses a 1 ano.

No total foram apreendidos 1.517,40 kg de Curimba, 200 kg de traíra e 100 kg de mandi, porém, cerca de 42 kg desses peixes estavam com tamanhos inferiores ao permitido para captura.

Ao final do registro da ocorrência a Policia Ambiental providenciou para que os peixes apreendidos fossem, no mesmo dia, doados ao Hospital de Amor de Barretos.
(Fonte: Mazinho Dias/A Gazeta de Barretos)

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais