Olimpia 24 Horas

COLÔMBIA- PESCA PREDATÓRIA! Ambiental flagra pescadores com mais de Meia Tonelada de Curimbas

Postado em: 17/03/2019

Na cidade de Colômbia, policiais do 4º BPAmbiental - 3ª Cia - 2º Pelotão-Barretos, flagraram uma situação de Prática de Pesca Predatória com Petrechos Proibidos, e acredite se quiser, apreenderam durante a operação mais de MEIA TONELADA de Curimbas, além dos equipamentos e petrechos usados por dois homens naquela região.

Segundo o relato da Polícia Ambiental, o crime aconteceu porque houve a Captura de Peixes com tamanho inferior ao permitido por Lei e ainda a Captura de Peixes em quantidade superior a permitida também pela mesma Lei.

Participaram da ocorrência os Policiais da Ambiental, Cb PM Dos Reis, Cb PM Everton e Sd PM Thiago, eles que contaram também com o apoio muito importante dos colegas Cb PM André Luis e Cb PM Camilo.

Segundo o relato da PM, o flagrante aconteceu durante patrulhamento embarcado dos Policiais Militares nas margens do Rio Grande, quando em dado momento, a atenta equipe policial abordou uma embarcação com dois pescadores nela.

Questionados, um deles relatou que era Pescador Profissional, porém não portava o documento e o outro era um pescador amador. 

Os policiais decidiram então dar uma geral no barco, mas o pior ainda estava para acontecer. No momento das buscas no barco, foram encontradas 06  redes com malhas de 130 milímetros, 02 tarrafas e ainda 502 quilos de peixes da espécie Curimba, isso mesmo, mais de MEIA TONELADA de Curimbas, é mole?. 

De acordo com a Instrução Normativa IBAMA 26/2009, a utilização de redes em rios com malhas inferiores a 140 milímetros são proibidas aos profissionais, sendo que para amadores nenhum tipo de rede é permitido.

Vale acrescentar ainda que muitos desses peixes, foram capturados com tamanhos inferiores ao permitido por Lei, conforme a norma supracitada. Os dois pescadores também contrariaram a norma em outro quesito já que somente é permitida a captura de 10 kg + 1 exemplar por pescador, e não MEIA TONELADA como foi o caso.

Diante dos graves fatos flagrados pelos Policiais Ambientais, os pescadores receberam voz de prisão e foram autuados em flagrante com a penalidade/multa de R$ 10.740,00.

O barco, o motor e os petrechos de pesca foram todos apreendidos e depositados na sede da Polícia Ambiental de Barretos/SP para onde os dois foram levados e o caso registrado.

Os peixes apreendidos na operação foram todos doados para entidades beneficentes. 

Segundo a Polícia Ambiental, a conduta dos pescadores flagrados durante a operação configura crime descrito no Artigo 34, incisos I e II, da Lei Federal 9.605/98, e desta forma, a ocorrência foi encaminhada à sede da Polícia Federal, porém os infratores, após o registro do flagrante, foram liberados e responderão o processo em liberdade.   


 

Meia tonelade peixe!? Faça-me o favor              hein!?                                                                                                              
Proteja e respeite a Natureza! Ser humano e Natureza, um precisa do outro para sobreviver. Pense nisso!

 

 

 

 


VEJA ABAIXO OUTROS CRIMES AMBIENTAIS FLAGRADOS NESTA REGIÃO:

COLÔMBIA - PM Ambiental continua sua luta em defesa da Natureza e flagra mais dois...(VÍDEO)
https://www.olimpia24horas.com.br/noticias/colombia-pm-ambiental-continua-sua-luta-em-defesa-da-natureza-e-flagra-mais-dois-video-/3/15172


COLÔMBIA - CRIME AMBIENTAL: Policiais flagram pescadores e carros com quase 300 kg de peixes

https://www.olimpia24horas.com.br/noticias/colombia-crime-ambiental-policiais-flagram-pescadores-e-carros-com-quase-300-kg-de-peixes/3/15062

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais