Olimpia 24 Horas

COLÔMBIA fará parte do projeto ´Câncer e Trabalhadores Rurais` do Hospital de Amor

Postado em: 23/07/2021

O prefeito Júlio César dos Santos, o Tuta, acompanhado do seu superintendente de Agricultura do Município, Flávio Barbosa, também de representantes do Departamento de Assistência Social, Sinara Machado e Silmara, e do Secretário de Saúde, AdileuStorti, receberam no Paço Municipal, Dr. Henrique C. S. Silveira, representante do Hospital de Amor e Rolando Salomão Carvalho, Engenheiro agrônomo do Escritório de Desenvolvimento Rural de Barretos, para a apresentação do estudo, “Câncer e Trabalhadores Rurais”, um estudo de coorte (RUCAN STUDY), onde será desenvolvido um acompanhamento a longo prazo com trabalhadores e produtores rurais que de alguma forma executam algum contato usando o agrotóxico.



O Projeto é totalmente voluntário, a princípio, um estudo populacional, ainda não identificando, se o cidadão possui câncer ou não, a finalidade objetiva é estudar pessoas saudáveis, para fazer as análises do projeto neste primeiro momento.

A equipe é totalmente especializada para este projeto, coordenado pelo Dr. Henrique C. S. Silveira, pesquisador do Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Hospital de Amor, juntamente com:  Paula Rohr, Carol Rogeri, Priscila Veloso e karenShymoiama. O Projeto será realizado através do Hospital de Amor, patrocinado pelo Ministério da Saúde, em colaboração com a Regional de Barretos, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e da Superintendência da Agricultura de Colômbia.

Como funciona o Projeto?
Em parceria entre estas regionais, o estudo tem como finalidade criar um grupo de 2.200 pessoas na região de Barretos que sejam ligadas ao campo, ou seja, que moram no campo, ou residem na cidade e trabalham no campo, para um estudo a longo prazo da exposição a agrotóxicos.
Nesta fase inicial será feito um questionário, coletando amostras biológicas, com a finalidade de realização de testes laboratoriais. Este questionário e muito importante, pois será feito um histórico ocupacional, coletando dados de saúde de todos os envolvidos, constituindo este grupo, que é o único na América do Sul deste porte. Estas pessoas serão acompanhadas por um período em até 10 anos.



Logo após a reunião, a equipe de estudo já realizou um primeiro contato de forma online com representantes do assentamento formiga, e também com algumas fazendas do município.

Lembrando que tanto em Colômbia quanto em nossa região, tem uma economia em cima da produção rural, que também precisam de nosso apoio, com este projeto, em parceria com todos estes profissionais, poderemos trabalhar a prevenção, e colocar nossos cidadãos em segurança, e reconhecido mundialmente.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais