Olimpia 24 Horas

CAUSA ANIMAL: Projeto de lei proíbe Tatuagens e Piercings em Animais

Postado em: 20/04/2021

Proposta do deputado Edmir Chedid prevê punições para o dono do pet e o profissional que fez o procedimento

Um projeto de lei em discussão na Assembleia Legislativa de São Paulo prevê a proibição de tatuagens e piercings para fins estéticos em animais em todo o território do Estado.

Apesar de cruéis, essas práticas tem ganhado adeptos pelo mundo - vários casos já foram noticiados no Brasil.

"Além da dor, os animais que são tatuados ou recebem piercings podem ter uma série de complicações, como reações alérgicas, infecções, cicatrizes e queimaduras", alertou o autor do projeto, o deputado estadual Edmir Chedid (Foto) (DEM).

"Essas práticas servem apenas para satisfazer preferências estéticas, e talvez sádicas, dos donos desses animais", acrescentou.


Punições
O projeto de lei 222/2021 considera infratores o dono do animal submetido a tatuagens e piercings para fins estéticos e o profissional responsável pelos procedimentos.

Eles poderão receber multas progressivas a partir de 500 UFESPs (R$ 14.545 em valores atuais). A penalidade, porém, não elimina outras punições previstas nas legislações federal e estadual para casos de maus-tratos contra animais.

"A proteção dos animais contra práticas que os submetam a crueldade encontra amparo na Constituição Federal", disse Edmir Chedid.

Recentemente, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou uma lei similar para proibir tatuagens e piercings em animais domésticos. A ideia surgiu depois que começaram a aparecer na internet imagens de cães e gatos com esses "adereços". Muitos ambientalistas denunciaram os maus-tratos.

Uma outra proposta semelhante está em discussão no Congresso Nacional.

"São práticas cruéis e dolorosas, apenas com finalidade estética. Elas podem levar ao adoecimento e à morte dos animais, fato comprovado por uma série de estudos e pesquisas", afirmou Edmir Chedid.


Tramitação
O projeto de Edmir Chedid será analisado pelas comissões da Assembleia. Depois, submetido a votação em plenário. Se aprovado, vira lei estadual.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais