Olimpia 24 Horas

CATÓLICOS são convocados para o Dia de Oração pela Vida e pelo Brasil neste sábado, 15/08

Postado em: 14/08/2020

Os sinos das igrejas e catedrais brasileiras tocarão ao meio-dia como parte da programação

Neste sábado, dia 15 de agosto, os católicos de todo o Brasil são convocados a participarem do Dia de Oração pela Vida e pelo Brasil, evento organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O objetivo é conectar toda a Igreja no Brasil em um dia inteiro de Oração pela Vida e pelo Brasil, das 6h às 21h. Os momentos de oração poderão ser acompanhados pelas redes sociais da CNBB e também pelos canais de TV de inspiração católicas do país. No hot site (www.cnbb.org.br/diadeoracaopelobrasil), lançado pela CNBB, é possível acompanhar a programação que inclui oração da manhã, oração do Ângelus e da noite, missas, celebrações e lives sobre o Pacto pela Vida e Pelo Brasil,

Como parte da programação, os sinos das igrejas e catedrais brasileiras tocarão ao meio-dia. O gesto será em memória dos 105 mil pessoas vítimas da Covid-19 e por seus familiares e também em sinal de reverência ao trabalho dos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate ao novo Coronavírus. 

Segundo o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portela Amado, a conferência organizou este dia para unir toda a Igreja no Brasil em torno da oração como forma de contribuir para a superação do quadro tão triste da pandemia e do avanço do coronavírus no Brasil e também para reforçar sua atuação em torno do Pacto pela Vida e pelo Brasil, construído em parceria com um conjunto de organizações da sociedade brasileira.


O Pacto pela Vida e pelo Brasil

O Pacto pela Vida e pelo Brasil foi assinado em 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, por seis entidades representativas de diversos setores da sociedade brasileira: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comissão Arns, Academia Brasileira de Ciências, Associação Brasileira de Imprensa e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

O documento foi lançado num período em que o Brasil se deparava com o agravamento da pandemia. O Pacto começou a ser elaborado cerca de um mês antes, por meio de reuniões entre representantes das entidades signatárias, todas bastante preocupadas com o quadro que se agravava no país. A CNBB, seguindo a trajetória de seis décadas de compromisso evangélico com a realidade nacional, fez parte, desde o primeiro momento, das reflexões e da formulação do texto.


Confira a programação do Dia de Oração pela Vida e pelo Brasil:

 

06h - Oração da Manhã com Dom Mario Antônio da Silva, bispo de Roraima e 2º vice-presidente da CNBB

 

07h - Santa Missa presidida por Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo de Campo Grande (MS)

Geradora: TV Imaculada

 

09h - Santa Missa direto do Santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP)
Geradora: TV Aparecida

 

10h - Live com o tema: “Experiências da Igreja de cuidado pela vida e pelo Brasil”. Mediação: Pe. Patriky Batista

 

11h - Live com o tema: “Os padres e o Pacto pela Vida e pelo Brasil”. Mediação: Dom João Francisco Salm. Participação: Mons. Jamil Alves de Souza, Pe. José Adielson Rodrigues e Pe. Cleocir Bonetti (CNP)

 

12h - Toque dos Sinos: Sinos das igrejas de todo o país tocam simultaneamente para momento de reflexão sobre a pandemia e pelos falecidos.

 

12h - Oração do Ângelus - Condução: Dom Joel Portella Amado. Participação: Pe. Dirceu de Oliveira e Pe. Marcus Barbosa

 

12h - Santa Missa no Santuário Nossa Senhora do Guadalupe e Jesus das Santas Chagas (PR), presidida pelo Pe. Reginaldo Manzotti.

Geração: TV Evangelizar

 

15h - Santa Missa no Santuário da Piedade (MG) com o arcebispo de Belo Horizonte e
presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Geradora: TV Horizonte

 

15h – Live com o tema: “Pacto pela Vida e pelo Brasil”. Mediação: Pe. Paulo Renato (CNBB). Participantes: Dom Joel Portella Amado,Dom Francisco Lima e Dom Paulo César.

 

16h – Live com o tema: “O Pacto pela Vida e pelo Brasil e as Igrejas Cristãs”. Mediação: Pe. Marcus Barbosa. Participação: Pra. Sônia Mota e Flávio Conrado

 

18h - Santa Missa direto do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré (PA)
Geradora: TV Nazaré

 

21h - Oração da Noite com Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da CNBB

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais