Olimpia 24 Horas

CAJOBI - FURTO POR ETAPAS, É MOLE? MAS PM E GCM CHEGAM JUNTOS E ´JIRIPOCA PIA`NA CADEIA

Postado em: 21/08/2021

Nesta semana, uma equipe da PM de Cajobi, formada pelos policiais Cb Ávila e Cb Marcio, durante patrulhamento pelas ruas da cidade de repente foi informada sobre um Roubo ocorrido instantes antes em um carro em frente a uma residência. Imediatamente os policiais voaram para o local indicado.

Lá a vítima R. mostrou o veículo dele, um Fiat Palio Weekend, cuja a porta dianteira estava aberta e o carro todo revirado.

Em seguida a vítima mostrou aos policiais um botijão de gás no corredor, duas bikes na calçada e contou que o ladrão conseguiu levar uma furadeira, uma esmerilhadeira, um botijão de gás e várias moedas que estavam no porta-luvas do carro.

Com base nas informações da vítima, de forma inteligente os policiais e GCMs deduziram que o ladrão devia estar fazendo o Furto por etapas, ou seja, cada ida lá ele levava um bocado de objetos. Antes de ir embora, ele já deixava alguns objetos no jeito para levar na próxima "viagem". Após levar uma "leva" ele voltava e de novo ajeitava mais objetos, e levava os que ele havia deixado no jeito.

Em contato com populares os policiais souberam que um rapaz suspeito foi visto carregando um botijão de gás em uma bike. 

Os próprios policiais também tinham visto anteriormente um tal de Jiripoca que coincidentemente conduzia uma bike azul. Os policiais ligaram os fatos com a enorme capivara de Jiripoca e imediatamente saíram em diligências para tentar localizá-lo para uma averiguação.

No apoio aos policiais foram os Guardas Municipais Rafael, Zelia e Alexandre.

De repente, na saída de Cajobi para Embauba os Guardas Municipais viram o Jiripoca, na verdade C.S. e não é que ele estava com a tal bike azul? Imediatamente os GCMs foram para a abordagem mas ele, sempre velhaco, fugiu do local em desabalada carreira se embrenhando em uma densa mata no entorno da cidade. Os policiais que chegaram em seguida, bem que tentaram, mas devido as circunstâncias e da vegetação bem densa, era quase impossível deter Jiripoca, pelo menos ali naquele momento.

E, mais uma vez, inteligentemente os policiais e GCMs deduziram que, quando "a poeira abaixasse" Jiripoca sairia da mata e muito provavelmente se esconderia na casa da amásia ali próximo. E não deu outra, mais uma vez acertaram os Policiais e GCMs.

Mais tarde, em diligências na casa da amásia de Jiripoca, quando os policiais chegaram no portão já avistaram o dito cujo que ao ver os policiais, subiu no telhado e de lá já pulou para uma casa em construção ao lado, crente que escaparia de novo. Coitado! Mal sabia ele que os policiais e GCMs já haviam preparado um cerco antevendo a pretenção de fuga por parte dele, como sempre o fez.

Com apoio dos policiais Cb Franceschini e Cb Inocente, e de Guardas Municipais de Severínia e de Embauba, após grande esforço de todos os policiais e GCMs, Jiripoca por fim foi localizado em cima de uma laje da casa ainda em obras, local onde foi abordado e detido.

Como ele se escondeu na casa da amásia os policiais e GCMs fizeram busca domiciliar quando então acabaram encontrando o botijão de gás num quarto dos fundos, e, num saco plástico, escondido no quintal estava a furadeira e a esmerilhadeira. Ainda na casa os policiais e GCMs localizaram em um vaso de planta um saquinho com R$ 9,05 em moedas, as que ele havia furtado no porta-luvas do carro.

Preso em flagrante pelos policiais e GCMs, Jiripoca foi algemado inclusive nos pés devido a sua alta periculosidade e determinação contumaz para fugir, haja vista o que já tinha feito antes ao sumir na mata. Devido a forma como ele fugia das ações em que aprontava, cunharam para ele até um Certificado, o de "LISO" 9001. 

Como de praxe e devidos as escoriações sofridas durante as fugas, na mata e na casa em construção, Jiripoca passou por exame de corpo de delito na Santa Casa local. Enquanto isso a vítima foi comunicada e sem sombra de dúvidas reconheceu os objetos como os furtados em sua casa.

Em seguida, vítima e Jiripoca foram levados ao plantão policial onde a delegada Dra. Juliana da Silva Paiva, após analisar o caso, ratificou a prisão em flagrante do autor pelo crime de Furto Qualificado, artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Mas como determina a lei, a delegada arbitrou fiança no valor de R$ 2 mil reais e como ele não pagou, ele acabou ficando preso e à disposição da Justiça.

Segundo a PM, Jiripoca é egresso do sistema prisional e costuma se gabar publicamente afirmando que tem em sua capivara até crime de latrocínio, ou seja, aquele em que o ladrão mata a vítima para roubar. Com essa informação consta que ele sempre intimida as pessoas, sendo ele, segundo a PM, um desocupado por opção e ladrão contumaz em delitos diversos como Furtos, sendo este portanto mais um registrado em sua "coleção". 

Segundo ainda a PM, na semana passada outro Furto dele foi registrado pela PM. E outros inúmeros casos as vítimas já nem registram mais, ou por medo dele, ou por descrença na Justiça haja vista que, com base neste último caso, é certo que em breve ele estará na rua, livre, leve e solto, daí o desânimo e o descrédito das vítimas sabendo que vai apenas "perder tempo", assim pensa a maioria.

Uma pena pensar assim pois quanto mais registros mais cadeia ele vai pegando até que uma hora a coisa complica de vez para ele.

Todos os objetos furtados na casa da vítima, por etapa, foram devolvidos e a vítima não ficou no prejuízo dessa vez, a não ser o prejuízo emocional já que a raiva é muito grande quando a vítima chega, vê seu carro aberto, todo revirado, e depois, ao olhar a casa, toda revirada e também ainda ver objetos já preparados para serem levados na "próxima viagem". 

Apoiaram a ação policial em Cajobi, por Cajobi GCMs Silveira, Zélia, Alexandre, Claudio e Jonatas. Por Severínia apoiaram os GCMs Denilson (Bolinha) e Gordinho. Por Embauba GCMs Maciel.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais