Olimpia 24 Horas

BISPO DE BARRETOS emite NOTA DE REPÚDIO ao pronunciamento do Deputado Estadual Frederico DÁvila

Postado em: 18/10/2021 Por Dom Milton Kenan Júnior*

Na qualidade de Bispo de Barretos, membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), venho por meio desta unir minha voz à dos Bispos do Brasil, Organizações civis e religiosas, e milhares de pessoas, para manifestar minha indignação e repúdio ao pronunciamento do Deputado Estadual Frederico D´Ávila, no último dia 14 de Outubro, na Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

É lamentável que o referido parlamentar tenha se servido da tribuna daquela Casa de Leis para agredir com palavras difamatórias a pessoa do Papa Francisco, a CNBB e Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida.

Não só ele, mas tantos que se dizem católicos, enfureceram-se diante das palavras que Dom Orlando, Arcebispo de Aparecida, proferiu na homilia da Missa Solene em louvor de Nossa Senhora da Conceição em Aparecida, a saber: “Para ser Pátria amada não pode ser pátria armada. Para ser Pátria amada (é preciso ser) uma república sem mentira e sem fake news. Pátria amada sem corrupção e pátria amada com fraternidade!”

Faço minhas as palavras de Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB: “Há algum erro quando Dom Orlando propõe que a Pátria se paute pela não-violência, verdade e fraternidade? Qual, então, o motivo de tanto ódio e agressividade emanados da boca do deputado Frederico contra o arcebispo e à CNBB? Será em razão da solicitude e solidariedade da Igreja, dos cristãos e pessoas de boa vontade para com os pobres? Sim, a Igreja não deixará de explicitar sua preocupação com os atuais rumos do país e de se solidarizar com os que sofrem a dor causada pelos 600 mil mortos na pandemia, os 14 milhões de desempregados, os 19 milhões passando fome, a crescente inflação e os preços abusivos. Não deixará de anunciar o sonho de uma sociedade de fraternidade e de paz”.

Por este ato de repúdio, conclamo todos os fiéis católicos da Diocese de Barretos a unirem-se na oração ao Santa Padre o Papa Francisco que nestes últimos tempos tem sido alvo de críticas infundadas por pronunciar-se contrário à ambição famigerada de grupos financeiros, que colocam em risco não só as vidas humanas, como se fosse pouco, mas também a sobrevivência do planeta.

Peço a todos os fiéis católicos de nossa Diocese que não se deixem seduzir por discursos difamatórios que ecoam contra os Bispos legitimamente eleitos e nomeados pelo Papa Francisco e que estão em comunhão com ele; que, nos quase setenta anos de história da CNBB, não hesitam em fazer ecoar a verdade, mesmo quando ela é incômoda; afinal, como afirmou Jesus“A verdade vos libertará” (Jo 8,32).

Ao venerável e estimado Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, minha sincera homenagem pela coragem de tornar-se nossa voz, voz de tantos que hoje são vítimas da violência, do discurso de ódio e das fake news que semeiam confusão e discórdia e sonham com um mundo de fraternidade e de paz!                                  

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos


LEIA TAMBÉM!

ALESP - Presidência pede desculpas por discurso de parlamentar

https://www.olimpia24horas.com.br/noticias/alesp-presidencia-pede-desculpas-por-discurso-de-parlamentar/5/24918

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais