Olimpia 24 Horas

BEBEDOURO - Praça do Alvorada recebe nome de ´Tia Rita` e ganha Ecoparque e Ecoacademia 

Postado em: 20/06/2018

        Manhã de festa e emoção para moradores do jardim Alvorada, no domingo (17/06), quando o local recebeu o nome de Maria Rita Marques de Freitas – Tia Rita. A revitalização do espaço ocorreu com o projeto “Quem Ama, Cuida” – que resgata no munícipe o sentimento de pertencimento em relação à cidade e ganhou Ecoparque, Ecoacademia e quadra de areia – doados pela Tereos Açúcar & Energia Brasil em uma parceria com a Prefeitura.

         A revitalização ainda contou com pintura de guias, de solo e plantio de 30 árvores, por meio do Departamento de Meio Ambiente. A Vigilância de Vetores e Zoonoses esteve presente ensinando de maneira lúdica às crianças sobre prevenção à dengue, o Canil Albergue de Bebedouro realizou feira de adoção de animais e o Fundo Social de Solidariedade promoveu a entrega de roupas em mais uma etapa da Campanha do Agasalho, além de corte de cabelos.

         Pedro Sérgio, viúvo da Tia Rita, os filhos Aline, Ariane e José Augusto, a mãe Aparecida e os irmãos Maria Tereza, Maria Benedita, José Roberto e Maria Aparecida, entre outros familiares estiveram presentes à homenagem à moradora do bairro e uma das fundadoras do ONG ArtSol. “É uma gratidão ver o trabalho dela reconhecido, tanta bondade, tanto amor dado para as outras pessoas retribuído agora em forma desta homenagem que irá perpetuar seu nome em uma praça”, disse a filha Aline de Freitas Thomé.

         Para a irmã de Tia Rita, Maria Tereza, o momento era de emoção. “Para nós que somos da família é uma honra saber que ela plantou algo bom, que ajudou tantas crianças e tinha um carinho tão grande e podemos ver aqui na quantidade de gente nesta homenagem, nos sentimos honrados e agradecidos a Deus, as crianças, ao prefeito”, ressaltou.

         “É o reconhecimento de toda uma vida, de 17 anos dedicados a uma comunidade menos favorecida, às crianças que precisam, ao amor que ela teve e dedicou em sua vida. Ela faleceu trabalhando e fico feliz pelo reconhecimento e ao mesmo tempo triste por ela não ter visto isso em vida, mas creio que de onde estiver, nossa comunidade e família está feliz”, disse Simone Alencar, co-fundadora do ArtSol.

         O vereador Juliano César, que junto com o vereador Dr. Fernando Piffer, fizeram a solicitação para a nomeação da praça, lembrou que Tia Rita muito fez pelo bairro. “Essa manhã ficará para a história do jardim Alvorada. Tia Rita muito trabalhou pelo bairro, pelas pessoas, pelas crianças, pelo ArtSol e com essa revitalização da praça, que é a maior da cidade, o bairro só tem a ganhar”, reforçou.

         Lembrando que a vida é um ciclo, o prefeito Fernando Galvão falou da importância do exemplo. “Aqueles que nos deixam trazem a tristeza e nos trazem a responsabilidade de continuar defendendo o trabalho, o legado e a história que marcaram em nossa vida”, enalteceu o prefeito.

Ecoparque e Ecoacademia

A Praça Tia Rita ganhou o 16º Ecoparque da cidade, construído com pneus reutilizáveis, ecoacademia com madeira de reflorestamento e quadra de areia, doados pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, parceira da Prefeitura nos projetos, os quais o prefeito pretende levar para outros setores da municipalidade.

O biólogo e coordenador de Inovações, Murillo Montemor, lembra que o ecoparque é uma ideia que vem conquistando espaços. “É um projeto que começou em 2013, na primeira administração do prefeito, que além das escolas está ganhando as praças públicas levando lazer às crianças e famílias”, reforça.

O diretor de Relações Institucionais da Tereos, Douglas Souza, aprovou o investimento. “É uma alegria estar em um lugar bonito, de gente acolhedora. Temos sete unidades industriais na região, percorro cerca de 50 municípios no noroeste do Estado de São Paulo, e é difícil ver um lugar tão bonito, tão bem cuidado como está praça. Essa foi uma parceria bem feliz. O grupo Tereos tem em sua cultura o cooperativismo e aprendemos que tudo o que consegue fazer com sucesso vem com parcerias, e aqui está um exemplo”, frisou.

Moradores do bairro também gostaram dos novos espaços. “Ficou muito bonito, as crianças estão gostando, brincam bastante, é um espaço para se divertirem”, diz Roseli Garcia. A família de Sônia Mendes utiliza a praça diariamente. “Adorei a praça, ficou bonita, todos os dias venho buscar minha neta na creche e tenho que ficar na praça com ela para brincar, além de termos um lugar para levar as crianças para se divertirem no final de semana”, conta.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais