Olimpia 24 Horas

BEBEDOURO - Esquadrilha da Fumaça se apresentará em comemoração aos 30 anos do Aeroclube

Postado em: 15/03/2019

A Prefeitura de Bebedouro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Departamento Municipal de Cultura, trará ao município no mês de maio, em que se comemora o aniversário de 135 anos da cidade, a apresentação da tradicional Esquadrilha da Fumaça.

Um dos pontos fortes que leva o nome de Bebedouro até mesmo internacionalmente é a prática de Voo a Vela, contando com um Aeroclube que completou 30 anos de atividades, formando pilotos de aviões e planadores.

Segundo o diretor do Departamento de Cultura, Glauco Correa, a presença de um grupo reconhecido nacional e internacionalmente valoriza muito o município. “Nossa cidade é realmente privilegiada, pois vem recebendo atrações que atraem grande público. A presença da Esquadrilha da Fumaça demonstra todo o resultado positivo dos trabalhos que a Secretaria de Desenvolvimento e do prefeito, Fernando Galvão, vem desenvolvendo”, comenta o diretor.

O prefeito, Fernando Galvão, observou que em Bebedouro a prática do Voo a Vela eleva o nome do município, tradição que completou 30 anos em janeiro. “Nosso Aeroclube é referência nacional na prática do voo a vela, completamos cinco anos consecutivos em primeiro lugar no Brasil e segundo lugar na América Latina, batendo a marca de 105.117,09 km voados em 884 decolagens. Parabéns Ângelo Hermini e equipe pelas conquistas. Faço questão de participar ativamente de todos os eventos que envolvem do Aeroclube e Voo a Vela” finaliza.

Histórico da Esquadrilha da Fumaça

Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do ‘Esquadrão de Demonstração Aérea’ (EDA), formado por um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira, que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo.

As origens da Esquadrilha da Fumaça remontam ao início da década de 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica na Base Aérea dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira demonstração aérea oficial do grupamento que formaria a Esquadrilha da Fumaça ocorreu em maio de 1952, para uma comitiva estrangeira que visitava a Escola. Formava-se ali o embrião da Esquadrilha, dentro da Escola de Aeronáutica

Em 1969, a Escola de Aeronáutica foi renomeada para Escola de Aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), permanecendo na Base Aérea dos Afonsos até 1971, quando foi transferida para a cidade de Pirassununga, no estado de São Paulo. Em 1982, depois de seis anos de inatividade, a Esquadrilha da Fumaça foi reativada como a nova denominação de Esquadrão 'e Demonstração Aérea (EDA).

Sua missão, segundo a definição do EDA, é realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB).

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais