Olimpia 24 Horas

BARRETOS - VIAGENS LITERÁRIAS: Programa leva centenas de crianças à Biblioteca Municipal

Postado em: 24/05/2019

Cerca de 500 crianças foram à Biblioteca Municipal de Barretos Affonso de Escragnolle Taunay na quinta- feira, 23 de maio/19,  para participar da contação de  histórias com Kiara Terra, pelo Programa estadual Viagens Literárias em parceria com a Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.



            As apresentações foram realizadas em duas edições gratuitas: às 9h e às 14h, para crianças, adultos e idosos de escolas e instituições: Escola Estadual  “Antônio Olympio”, Escola Municipal “Dorothovio do Nascimento”, ABAVIN (Associação Barretense Vida Nova”, Programa CDI (Centro Dia Idoso) do CCI (Centro de Convivência do Idoso) “Maria Vitória de Ávila”, Escola Municipal  “Giuseppe Carnimeo”. Escola Municipal “Luiza Parassu Borges”, Educandário Sagrados Corações e o público em geral.



            Kiara Terra contou histórias da obra “Sete Histórias para Sacudir o Esqueleto”, da escritora Ângela Lago, selecionada para as Viagens Literárias deste ano. Nacionalmente reconhecida nos meios de teatro, de contação de histórias e de formação de educadores, Kiara é criadora do método História Aberta de Contação, que consiste no estímulo da participação do público no processo de desenvolvimento a história e do caráter lúdico da ação. 



             Crianças e adultos empolgados participaram da apresentação, resultado, que, segundo a Contadora, faz parte do processo e da magia da contação de histórias. “Quando você conta uma história, você conta um segredo. E as pessoas se interessam muito pelo segredo, porque contêm alguma coisa humana. A contação de histórias promove um sentimento de pertencimento. Quando falo pro público sobre uma mãe estressada, por exemplo,  ou uma avó carinhosa, ou uma criança destemida, muitas pessoas se identificam e passam a participar da história e se envolver com a ação, em um processo de empatia”, explica Kiara.



            O programa estadual Viagens Literárias, que acontece há 12 anos, em 2019 selecionou bibliotecas públicas de todo o Estado por meio de cadastro no SISEB - Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado de São Paulo. A Biblioteca de Barretos pela primeira vez integrou o montante de 76  cidades selecionadas, motivo de orgulho e reconhecimento para o secretário municipal de Cultura, João Batista Chicalé. “A escolha de Barretos como parte do programa confirma o seu desenvolvimento cultural e ao mesmo tempo proporciona oportunidades para crianças e adultos”, ressalta.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais