BARRETOS - População participa de treinamento com equipe do SAMU 192
Postado em: 13/09/2022
O curso conta com ensinamentos teóricos e práticos. Mais de 150 quilos de alimentos, doados pelos participantes, foram arrecadados para o FSS
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU 192, realizou no último sábado, 3, treinamento à população sobre o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e sobre como prestar o primeiro atendimento a pacientes até a chegada do socorro especializado.
Mais de 60 pessoas participaram do treinamento de 8 horas, realizado na Faculdade de Barretos. O Projeto “Amigos do SAMU” visa tornar cidadãos barretenses multiplicadores de informação a respeito de como funciona o SAMU 192, mostrando em que situações e de que maneira solicitar o serviço. A capacitação também busca instruir a população sobre as primeiras ações a serem tomadas diante de uma emergência.
Responsável pelo NEP, o médico Thalles Almeida ressalta que é uma das funções do SAMU ampliar o número de pessoas com conhecimento básico sobre como se portar diante de urgências e emergências. “Nós lançamos o ‘Amigos do SAMU’ ao percebermos que o despreparo das pessoas diante de situações graves prejudicava o resultado de nossos atendimentos. Começamos então a formar multiplicadores entre a população. A gestão da Paula Lemos colocou como proposta de governo reativar o projeto e agora conseguimos por em prática, voltando a formar a população”, afirmou.
Thalles destaca que o foi um sucesso tanto a procura pelo treinamento quanto a interação e aproveitamento que os participantes tiveram. “Além da demonstração de solidariedade que eles deram ao doar os 2 quilos de alimentos que pedimos, levando contribuição às famílias de nossa cidade que estão em situação de vulnerabilidade social”, disse. Por meio das inscrições solidárias, mais de 150 quilos de alimentos foram arrecadados e encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) para serem destinados a famílias e instituições barretenses.