Olimpia 24 Horas

BARRETOS - POLÍCIA MILITAR INAUGURA NÚCLEO DE MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA (NUMEC)

Postado em: 06/08/2019

Com o objetivo de resolver pequenos conflitos sem a necessidade de abertura de processos judiciais, foi criado o primeiro Núcleo de Mediação Comunitária (NUMEC), em Barretos. O núcleo, instalado na 1ª Companhia de Polícia Militar, conta com policial treinado para atuar como mediador de conflitos, seguindo as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A criação do NUMEC celebra parcerias para efetiva pacificação social. Além disso, oportuniza que a polícia exerça suas próprias funções de maneira mais assertiva, não se limitando em atender a ocorrência. Com esse Núcleo a própria polícia pode oferecer ao cidadão a possibilidade de, numa sessão de mediação, resolver o seu conflito, dando uma resposta efetiva e significativa, aproximando-se do cidadão, fortalecendo os vínculos comunitários entre as pessoas.

Dessa maneira, casos como brigas de vizinhos e perturbação do sossego, por exemplo, poderão ser resolvidos rapidamente, sem a abertura de processo. Além disso, a própria Polícia Militar se beneficia do trabalho garantindo uma resposta imediata à comunidade, prevenindo, inclusive, o surgimento de novas ocorrências semelhantes, evitando-se o deslocamento e emprego de uma viatura para esse fim. O Policial Militar entra em cena antecipadamente, por meio de técnicas apropriadas; ele surge como o facilitador capaz de aplacar a controvérsia instalada. Para tanto, maneja as ferramentas disponíveis em sede de Meios Consensuais de Resolução Adequada dos Conflitos, no sentido de debelar a relação conflituosa que lhe é apresentada.

Ao empregar a filosofia da paz, do entendimento entre as pessoas, a Polícia Militar vislumbra demovê-los de um sentimento combativo e pronto para o “confronto”, podendo ter outro desfecho quando resolvidos por meio da Mediação Comunitária conduzida pela Instituição. 

Polícia Militar, a Força Pública de São Paulo!

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais