Olimpia 24 Horas

BARRETOS - Polícia Ambiental apreende duas aves em cativeiro sem a devida autorização

Postado em: 31/07/2021

Nesta semana, durante patrulhamento rural na região de Barretos, uma equipe da polícia ambiental, formada pelos policiais Cb PM Dos Reis e Cb PM Carvalho, visualizou na parede externa de uma residência, na área, uma gaiola pendurada com duas aves nativas da espécie periquito-rico (Brotogeris tirica). 

Imediatamente os policiais pararam para averiguar a situação. Com a devida autorização da dona da residência, que acompanhou toda a vistoria no local, os policiais não encontraram mais nenhuma ave na casa, a não ser aquelas duas na gaiola. 

Indagada sobre as aves na gaiola a moradora relatou que ganhou de um parente que reside no município de Santa Fé do Sul cerca de 03 anos atrás e desde então ela permaneceu com as aves sob os seus cuidados, a título de estimação.

Questionada sobre um documento para a posse das aves em cativeiro ele disse que não possuía nenhuma autorização do órgão ambiental competente. 

Segundo a Polícia Ambiental, no momento da fiscalização na casa, haviam água e alimentação suficiente, adequada e boas condições de higiene, o detalhe que faltava mesmo era apenas o documento de autorização (o principal), e como ela não tinha, só havia uma saída: apreensão.

Diante dos fatos os pássaros e a gaiola foram apreendidos e encaminhados para o VITAS pois já apresentavam sinais de domesticação. 

Administrativamente foi elaborado em desfavor da autora um auto de infração com a penalidade de multa simples no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) por incorrer no disposto do Artigo 25, § 3 º, inciso III, da resolução SIMA 05/21 e penalmente o Artigo 29, § 1°, inciso III, da Lei 9.605/98.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais