Olimpia 24 Horas

BARRETOS - Jovens participam da oficina de podcast ficcional EncenaSom na Estância Turística

Postado em: 23/06/2022

Evento realizado na Casa da Juventude pelo Programa Pontos MIS em parceria com a Prefeitura

 

“Estou aqui no bairro Novo Jockey, em Barretos, deitado no solo da Casa da Juventude”.

É desta maneira que o roteirista, dramaturgo e diretor teatral Lucas Martins Neia convida os participantes da oficina a retomarem a percepção do ambiente em que estão após um exercício em que, de olhos fechados, mergulharam na audição de um podcast ficcional. A oficina EncenaSom está sendo ministrada na cidade até esta quinta-feira, 23/06, em uma parceria do Programa Pontos MIS com a Prefeitura da Estância Turística de Barretos, através da Secretaria Municipal de Cultura.

 “A ideia final é gravar um filme acústico de 10 a 15 minutos a partir de uma lenda daqui de Barretos”, explicou Lucas. O dramaturgo, que já teve outras experiências com o programa MIS, conta que é a primeira vez que ele está na cidade e a primeira vez que ministra essa oficina, que posteriormente deve passar por outros municípios. A oficina é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura na Casa da Juventude, espaço vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

O oficineiro ficou surpreso ao receber, além de um público jovem, alguns participantes em uma faixa etária maior. “É interessante trabalhar com pessoas de diferentes faixas etárias”, afirmou, mencionando a interação entre os participantes. “O título da oficina fala de podcast, mas a ideia é percorrer também por essa herança radiofônica que a gente tem no Brasil. Para a gente não achar que tudo está surgindo agora, pois já houve ficção acústica no rádio. É uma espécie de resgate”, ressaltou.

Sueli Fernandes, gestora do Ponto MIS na Secretaria Municipal de Cultura, considera que oficinas como esta capacitam as pessoas a se transformarem em protagonistas. “Temos a economia criativa, eles podem vender conteúdo profissionalmente. Esta é uma maneira de qualificar para que possam trabalhar com isso no futuro, para que ganhem dinheiro com isso”, observou.

A criadora de conteúdo digital e maquiadora Núbia Abreu, 30, soube dessa oficina a partir de outra relacionada ao Programa MIS da qual participou. “Esse tipo de ação da prefeitura contribui bastante com a gente. Proporciona arte, cultura e abre portas para artistas com potencial, mas que não teriam a possibilidade de se encontrar na arte se fosse necessário pagar para ter acesso”, comentou.

Enquanto o grupo estava deitado e concentrado ouvindo um podcast, Victor Mazoni eventualmente abria os olhos, tirava um bloco de papel do bolso e tomava nota de itens novos que chamavam sua atenção. O estudante de psicologia, de Ribeirão Preto, que passa férias em Barretos e aproveitou para participar da oficina, avalia como positivo fomentar para os jovens o conhecimento relacionado à tecnologia. “Quanto mais investir em setor de tecnologia e mais incluir pessoas nisso, mais chances se tem de promover desenvolvimento pessoal e para o município. O futuro é isso: mais e mais tecnologia”, comentou o jovem, que tem amplo interesse na área de jogos digitais.

“Como que é podcast?”, pergunta Elvira Viana, que não revela sua idade, mas confirma que é mais de 70. Apesar de não estar familiarizada com o termo moderno, Elvira tem história com o rádio barretense, em que menciona que já cantou. “Também cantava em quermesse, fazia propaganda”, menciona. Elvira participa de diferentes projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura e troca experiências com os mais jovens, mas essa foi sua primeira ida à Casa da Juventude, recém-inaugurada.

O grupo conclui as atividades nesta quinta-feira, 23/06. O trabalho colaborativo desenvolvido no decorrer da atividade passará pelos processos de montagem e edição e deve ser disponibilizado no Spotify, no Google Podcasts, no SoundCloud e nas demais plataformas do programa Pontos MIS. (Fotos: Tininho Jr)

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais