Olimpia 24 Horas

BARRETOS - Governo Paula Lemos tem menor índice de casos de dengue dos últimos três anos

Postado em: 29/03/2021

Na tarde desta segunda-feira, 29 de março/21, na Prefeitura de Barretos, a secretária de Governo e Gestão Estratégica, Graça Lemos junto da coordenadora do Controle de Vetores, Cristiane Parreira Lima recebeu a imprensa para apresentar estudos realizados sobre redução do número de casos positivos de dengue no Município.

Entre janeiro e março deste ano foram registrados em Barretos apenas 12 casos confirmados de dengue. O município nos últimos anos passou por momentos complicados no combate ao Aedes aegypti, principalmente nos ano de 2013 e 2019, onde o número de contaminados por dengue foi superior a duas mil pessoas - no mesmo período janeiro a março.

Para evitar que uma nova epidemia de dengue aconteça em Barretos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e o CV- Controle de Vetores têm intensificado todas as ações de combate a mosquito Aedes aegypti, que também transmite outras doenças assim como a zika, chikungunya e febre amarela. Desde janeiro, período em que ocorreu chuvas mais intensas, o trabalho de prevenção é mantido com as visitas domiciliares, imóveis especiais, ponto estratégicos, bloqueios químicos ( nebulização costais), carro de nebulização , o "fumacê", e orientações sobre cuidados, doenças e sintomas. De acordo com a secretária Graça Lemos, desde o inicio da Gestão Paula Lemos o compromisso com a saúde da população foi sempre uma prioridade e para isso houve investimento e melhorias na estrutura de trabalho, assim como compra de venenos, botinas, uniformes dos agentes de nebulização, manutenção veicular, realizada a troca de pneus de cinco veículos, antes sucateados, manutenção de 2 veículos e mais 3 em andamento), compra de peças para bombas de nebulização, diesel para os trabalhos do Fumacê , máscaras e demais EPIS.

De acordo com a coordenadora Cristiane, o trabalho do Controle de Vetores é constante. “Mesmo neste período de pandemia do Covid19, seguimos com o trabalho das visitas domiciliares e nos pontos estratégicos como forma preventiva, e o uso de bombas costais e de carro fumacê, de acordo com os casos positivos passados pela Vigilância Epidemiológica. Vale ressaltar que todos os agentes de endemias trabalham devidamente paramentados com EPIs máscara e álcool 70% e realizam as abordagens dentro dos protocolos”, informou.

Graça Lemos agradeceu o empenho de todos os profissionais que mesmo durante a pandemia do covid19 seguem focados no combate ao Aedes e reforçou o pedido para que cada morador auxilie na manutenção dos trabalhos. ”É necessário que a população continue apoiando e colaborando com as ações da Secretaria da Saúde e Controle de Vetores, cada família fazendo a sua parte, diariamente limpando e cuidando do seu quintal.  É um momento de cuidado e também de gratidão” salientou.  

Em três meses de trabalho no combate ao Aedes aegypti, a equipe do Controle de Vetores visitou 40.348 imóveis, sendo constatados 3802 focos. Nestes foram comprovados 1820 imóveis com larvas do mosquito.  Já o trabalho de nebulização totalizou 1838 residências, 231 imóveis especiais, 152 pontos estratégicos, atendeu 54 bairros da zona urbana e mais 2 comunidades da zona rural com a ação de bloqueio com o carro fumacê.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais