Olimpia 24 Horas

BARRETOS forma primeira turma do Programa Incluir, voltado à empregabilidade inclusiva

Postado em: 01/08/2022

Iniciativa capacita pessoas com deficiência e empresas para esses profissionais



A primeira turma do Programa Incluir se formou na última sexta-feira, 29. O programa, que integra as atividades da iniciativa “Barretos, terra de oportunidades”, é voltado para a empregabilidade inclusiva, capacitando para o mercado de trabalho pessoas com deficiência. A formatura foi realizada na sede do Serviço Social da Indústria (SESI), parceiro da Prefeitura na iniciativa e agente capacitador desses futuros profissionais.

A prefeita Paula Lemos participou da cerimônia, em que foram entregues os certificados para os 15 alunos dessa primeira turma. Ela parabenizou aos formandos, aos pais e às empresas. “Quem conhece de perto as pessoas com deficiência sabe o quanto vestem a camisa daquilo em que acreditam. Quem vai ser agraciado com a presença deles serão as empresas que os escolherem. Temos muito a aprender com eles, são pessoas que agregam”, destacou a prefeita.

Paula lembrou que ela sempre acreditou nesse projeto e agradeceu ao Sesi pela parceria pioneira no Estado de São Paulo. “Vocês já romperam o primeiro obstáculo, pois metade dos obstáculos está em acreditar em vocês e se estão aqui é porque acreditam. Saibam que na prefeitura vamos estar sempre de portas abertas a vocês nesse processo de inclusão”, enfatizou.

Plínio Ricardo Carloto, coordenador de Qualidade de Vida do SESI Barretos, ressaltou que está dado o ponta pé inicial nesse processo, destacando as competências pessoais e profissionais que foram desenvolvidas ao longo do curso. “As empresas receberão grandes profissionais, cada um com sua competência, grandes pessoas e preparadíssimas”, mencionou. Plínio afirmou que esses novos profissionais contribuirão muito para o desenvolvimento do setor industrial. “Parabéns. É um prazer muito grande tê-los aqui”, disse.

Juliana da Silva Alves, instrutora do programa corporativo, mencionou a expectativa pela entrada desses profissionais no mercado de trabalho. “O projeto tem várias etapas. A próxima é disponibilização do banco de dados para as empresas parceiras do programa. Terminamos o treinamento com a JBS, iniciaremos com o Barretos Country Thermas Resort, com a Mariol Embalagens. Feita a capacitação dos líderes das empresas para receber esses novos profissionais, disponibilizaremos o banco de dados dos alunos recém-formados. Esta é uma parceira que está trazendo inclusão bem feita, bem administrada, em que os alunos estão também muito satisfeitos. Para eles, é a realização de um sonho”, observou.

A intérprete de libras Fabiana Romanelli ao SESI por fazer parte desse projeto que ela descreveu como maravilhoso. “Agradeço também aos pais pela iniciativa, coragem, disposição de trazer os filhos, de fazerem matrícula e acreditar que seus filhos têm capacidade para trabalhar, para dar o melhor de si. Continuem acreditando neles, pois eles são capazes”, afirmou.

Formandos e próxima turma

Entre os formandos presentes na cerimônia, Bruno Nogueira de Oliveira, 22, pontuou sobre a relevância do projeto. “Proporciona desenvolvimento. É uma maneira de buscar um trabalho melhor, na área em que se tem vontade de atuar", afirmou. Julio César Delfino da Silva, 18, também destacou a iniciativa como positiva. “Aprendemos sobre diversos temas, bastante sobre ética e como lidar com diferentes situações. Valeu muito à pena”, disse. Julio termina o curso com o desejo de aplicar seu potencial na área de informática, com a qual tem afinidade.

A próxima turma, com novos 15 integrantes, começa na segunda quinzena de agosto. São 80 horas de aulas e 20 encontros. Outra vertente do projeto constitui em preparar as empresas para recebê-los. Entre as empresas participantes, a capacitação dos líderes começou pela JBS. A partir desta segunda-feira, 1º, a base de dados dos formandos já fica a disposição da empresa para contratação.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais