Olimpia 24 Horas

BARRETOS - Emocionada, Paula Lemos vai em ato que dá o nome do saudoso Padre Gai a Cemei

Postado em: 17/05/2021

A manhã do domingo, dia 16 de maio/21, foi de muita emoção para os familiares do Monsenhor Archimedes Gai, o saudoso Padre Gai. O Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) do bairro Rios agora passa a ter o nome dele.



Em um ato singelo, mas muito comovente, a prefeita Paula Lemos esteve na escola para fazer o descerramento da placa e se emocionou ao se lembrar de suas passagens pelo Cemei, que sempre esteve de portas abertas para ela desde quando era vereadora e, agora, como prefeita. "A diretora Adriana, que foi evangelizada pelo padre Gai, sempre foi minha amiga e sempre manteve as portas abertas para que eu atuasse como vereadora por dois mandatos", afirmou Paula.

“Tenho certeza de que esse prédio será muito abençoado. Nosso Governo vem para servir e ser exemplo de compromisso com as pessoas e com o próximo, uma das grandes marcas da vida dedicada ao próximo do padre Gai, afirmou a prefeita. Paula agradeceu ainda à diretora da Cemei, Adriana Fragas de Souza, pela ideia de renomear a escola.

A sobrinha do homenageado, Silvia Gai, comentou que o padre era uma espécie de professor para a família também. “Ele contava a história de Jesus para a gente enquanto estávamos almoçando aos domingos. Ele foi um instrutor e um professor para todos nós. Nada mais justo que ser homenageado em um prédio que serve para educar nossas crianças”, salientou.

Estiveram presentes também Carlos Gai, irmão do padre, junto com Isabela Gai, sobrinha neta e Luis Carlos Martins, marido da Isabela. O diácono José Paulo Lombardi foi o responsável por fazer uma oração e representar o bispo. "O sr Carlos me emocionou muito lembrando do meu avô, assim que nos cumprimentamos, deixando claro que sabe da minha origem e berço familiar", declarou Paula com lágrimas nos olhos.



Além de várias professoras e profissionais da rede municipal de ensino, também estiveram presentes a supervisora de Educação Infantil, Débora Schnek e a Secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos.

O evento contou com a participação dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Maria Adélia Espinha de Lima Bueno; Obras e Serviços Urbanos, Reinaldo Garcia; Esportes e Lazer, Tony Vieira Carvalho; Ordem Pública, Jorge Roberto Coutinho; de Assistência Social, Vitória de Lourdes Toledo Scaretta de Oliveira; e de Relações Institucionais e Comunicação, Danilo Nunes.

A Câmara de Vereadores esteve representada por Adílson Ventura de Mello, o professor Adílson. "É um motivo de honra poder contribuir com o projeto de lei e perpetuar a memória do padre Gai. O sonho da diretora Adriana de fazer essa homenagem agora está cumprido”, salientou. A homenagem foi feita após a aprovação da Lei Ordinária 6.011/21, por unanimidade, de iniciativa do vereador professor Adílson.

A prefeita de Barretos, Paula Lemos, destacou ainda que o padre Gai era uma pessoa muito querida por todos que conviviam com ele. “Eu rogo a Deus para que um dia meu filho ouça de mim o que eu sempre ouvi do padre, sempre coisas positivas e boas”, completou.


Quem foi Padre Gai?
Nascido em Barretos (distrito de Laranjeiras) em 1925, cursou o primário, ginasial e colegial em Barretos e depois foi cursar Filosofia e Teologia em São Paulo. Foi ordenado presbítero na Igreja Matriz de Barretos em 1950.

Foi seminário menor em Jaboticabal por 10 anos e depois foi pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário entre 1960 e 1984, onde realizou um trabalho marcante de evangelização, atendendo também as comunidades do Frigorífico, da Vila Pereira e da Vila Rios. Foi neste período iniciada a construção da nova Igreja Matriz de São Luiz. Faleceu em 1997, deixando legado social, comunitário e educacional para a comunidade barretense.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais