Olimpia 24 Horas

BARRETOS - EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CUIDADORES do Sistema Municipal de Ensino recebem formação

Postado em: 06/09/2021

Os cuidadores que atuam no Sistema Municipal de Ensino de Barretos participam, entre os meses de julho e setembro, de uma formação com o objetivo de orientá-los sobre o trabalho com alunos que necessitam desse apoio, garantindo, como é de direito, o acesso à escolaridade, à permanência e ao aprendizado aos discentes com TEA (Transtorno do Espectro Autista), deficiência psicomotora e transtornos.



A iniciativa é promovida pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Ceforpe) e coordenada pelo setor de Inclusão/Diversidade da Secretaria Municipal de Educação.
Essa orientação é de suma importância para que esses profissionais possam garantir a participação dessas crianças em todas as atividades escolares, resultando em uma equidade no atendimento.

Entre as atividades, a Formação contou com palestras com a fonoaudióloga Roberta Diniz e as psicólogas Cíntia Barcellos Vanzella, Suelem Bispo e Márcia Vedovato, sobre assuntos relacionados aos temas da Educação Inclusiva.

Os cuidadores puderam também receber orientações com a equipe do SAMU Regional de Barretos sobre os primeiros socorros que podem salvar vidas. O enfermeiro Ronaldo Araújo, o socorrista Francisco Ricardo, a técnica em Enfermagem Sandra Regina e o médico Paulo Muzetti ofereceram um curso em que, além da parte teórica, os cuidadores também puderam participar de atividades práticas, aprendendo o procedimento correto para agir em casos de paradas cardiorrespiratórias, engasgos e crises convulsivas.

Para os novos cuidadores, será realizada outra formação, de acordo com a encarregada de projeto Kelly Amorim e com a coordenadora pedagógica responsável pela Inclusão/Diversidade, Maria Alice Duarte Pereira.

“A inclusão em Barretos é uma realidade. Agradecemos a Deus e a todos os profissionais da Educação que respeitam a profissão que escolheram e fazem de tudo para garantir o direito dos alunos”, afirma Maria Alice. “Fica o nosso agradecimento também à gestão da prefeita Paula Lemos que tem valorizado todos os profissionais e a importância dessa Educação Inclusiva”.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais