Olimpia 24 Horas

BARRETOS - CORONAVÍRUS: ´Chegamos ao nosso limite e o barretense precisa colaborar` (prefeita)

Postado em: 11/06/2021

Prefeita Paula Lemos diz, em live, que embora Barretos tenha aumentado leitos de UTI, população tem que nos ajudar a controlar a pandemia

A prefeita de Barretos, Paula Lemos, e o secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, participaram de uma transmissão ao vivo nas redes sociais na tarde desta sexta-feira, dia 11 de junho/21, para dar transparência à situação atual da pandemia de Covid-19 no município e fazer um novo apelo para que a população colabore e não adote comportamentos de risco.



Paula citou que não tem medido esforços para conseguir mais recursos financeiros para custear os leitos de enfermaria e UTI atuais. Essa semana, a prefeita se reuniu com o vice-governador Rodrigo Garcia e conseguiu a verba necessária para manutenção dos 52 leitos de UTI Covid-19 do Hospital Nossa Senhora.

Além disso, na quinta-feira, dia 10, foram abertos mais 10 leitos de UTI na Santa Casa pagos com recursos do município de Barretos - com ajuda da Câmara Municipal - e dedicados a pacientes da cidade. Um dia depois, essas unidades já estão ocupadas.

Na UPA, a situação não é diferente. Foi feito um investimento de cerca de R$ 2,3 milhões para melhorar a estrutura e a qualidade dos atendimentos prestados nos próximos meses. Houve investimentos na rede de oxigênio, além da disponibilização de respiradores, monitores multiparâmetros e carrinhos de urgência, além de outros insumos. A escala de trabalho também foi ampliada com a contratação de profissionais como enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros. Contudo, hoje existem 19 pacientes na retaguarda de enfermaria e 7 no suporte ventilatório, o que já excede a capacidade inicial de atendimento da unidade.

“Estamos no nosso limite. Nós estamos nos desdobrando, conseguindo recursos, mas nada será suficiente se o barretense não colaborar e seguir as recomendações, como o uso de máscara e o distanciamento social. Hoje estou aqui para fazer esse apelo”, disse Paula Lemos. “As pessoas precisam querer se salvar. Durmo 4 horas por noite pensando em salvar vidas, mas elas precisam querer ser salvas adotando essas medidas de proteção”.


Apelo aos médicos
O secretário de Saúde, Kleber Rosa, explicou que a Prefeitura tem feito todos os esforços para custear os atendimentos, porém não está encontrando médicos para trabalhar nos plantões da UPA
“A escala médica está desfalcada. É um apelo que eu faço à classe médica de Barretos. Ninguém está pedindo doação. Estamos pagando o melhor plantão da cidade e mesmo assim não estamos conseguindo médicos para prestar esse serviço”, afirmou.


Reunião com prefeitos da região
A prefeita Paula Lemos informou ainda que fará uma reunião na próxima semana com prefeitos das cidades da região para discutir e encontrar medidas em conjunto para o combate à transmissão do novo Coronavírus e para o atendimento dos pacientes com Covid-19.

“Tudo que pode ser feito pelo município nós estamos fazendo. Toda a estrutura que podíamos montar, nós o fizemos. A gente pensava que com mais 10 leitos de UTI na Santa Casa teríamos certa calmaria, mas isso não aconteceu. Estamos no pior momento da pandemia e mesmo assim fechamos 12 festas no feriado. Cada barretense precisa se conscientizar”, afirmou a prefeita Paula Lemos.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais