Olimpia 24 Horas

BARRETOS - Concurso terá final no próximo domingo, 22 de julho. Veja cronograma...

Postado em: 18/07/2018

Marcando as festividades da reinauguração do Recinto “Paulo de Lima Correa”, Centro de Excelência de Hipismo de Alto Rendimento, localizado na Rua 34 com a Avenida 23, sem número, região central de Barretos, será realizada na próxima sexta-feira, 20 de abril/18, a primeira eliminatória da Violeira Gideão da Viola, concurso musical entre interpretes de música sertaneja raiz.

Serão oito duplas participantes nesta primeira etapa. No sábado, 21 de julho/18, será realizada a segunda eliminatória com mais oito duplas.  A final acontece no domingo, com 10 classificados. Logo após haverá no Restaurante do Recinto uma Queima Alho beneficente.

A realização da Violeira Gedeão da Viola é da Prefeitura de Barretos, por meio Secretaria Municipal de Cultura. O objetivo é estimular a preservação da música que traduz a cultura sertaneja, presente até hoje no estilo de vida da região. O evento também homenageia um dos mais importantes violeiros de todos os tempos, Gedeão da Viola, que escolheu a cidade de Barretos como sua base, e onde morreu em março de 2005.

GEDEÃO DA VIOLA -  É o nome artístico de Gedeão Nogueira, que nasceu em Limeira, no dia 16 de abril de 1945, e morreu em Barretos, em julho de 2005, aos 60 anos. Um dos mais importantes compositores e violeiros da história da música sertaneja do Brasil, Gedeão conheceu o estilo ainda criança, quando dançava catira por influência da família de catireiros. Trabalhou como artesão na juventude, em São Paulo, consertando e reformando instrumentos de corda.

O patrono do concurso foi peão de boiadeiro e chegou a trabalhar, já em Barretos, como instrutor de rodeio, além de se tornar professor de viola. Foi considerado no início dos anos 2000 como um dos quatro melhores violeiros do Brasil, além de ser o principal tocador de viola autêntica.

Dividiu o mesmo palco, compos e gravou com nomes importantes como Téo Azevedo, Tião Carreiro, Almir Sater, Rodrigo Azevedo, Tião do Carro, Zé Garoto, Ranchinho, Roberto Correia, Zé Mulado e Renato Andrade, entre outros. Sua música "Pau-Brasil" foi por mais de 10 anos abertura do programa "Viola, Minha Viola", apresentado por Inezita Barroso, na TV Cultura.


SERVIÇO:

Concurso: Violeira Gedeão da Viola

Gênero: interpretação de música sertaneja raiz

Local: Recinto Paulo de Lima Correa – festividades de inauguração

Participantes: duplas amadoras


1ª eliminatória: sexta-feira, 20 de julho/18, às 19h

Concorrentes: oito – classificam cinco para a final


2ª eliminatória: sábado, 21 de julho/18, às 19h

Concorrentes: oito - classificam cinco para a final


Final: domingo, 22 de julho/18, às 10h com 10 finalistas

  • em seguida Queima do Alho beneficente no Restaurante

Apresentação: Carlos Borges

Supervisão: João Batista Chicalé

Realização: Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Barretos

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais