Olimpia 24 Horas

BARRETOS - Com apoio da Prefeitura, luthier barretense é premiado em projeto estadual

Postado em: 29/06/2021

Thiago Menezes agradece Paula Lemos e secretário Rogério Teodósio pela ajuda nessa conquista

O luthier Thiago de Menezes Tavares foi premiado e selecionado para participar do Projeto Revelando SP Online, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A luthieria é a arte fabricação e/ou conserto de instrumentos musicais de cordas com caixa de ressonância, trabalho que o barretense faz de forma artesanal e com muita dedicação.
Exatamente essa paixão será mostrada para todo o estado por meio de um documentário a ser produzido com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura. No vídeo, o artesão mostrará como são fabricadas as violas caipiras, símbolo da música interiorana paulista.

Visita da prefeita
Depois do anúncio dessa conquista, o luthier recebeu a visita da prefeita Paula Lemos e do secretário municipal da Cultura, Rogério Teodósio, em sua fábrica na tarde desta terça-feira, dia 29 de junho/21. “Nunca ouvi dizer que a equipe da secretaria de Cultura foi atrás de alguém. E tenho que agradecer porque foram eles que vieram e me ajudaram com a inscrição. Estou muito feliz”, disse Thiago.

Paula Lemos lembrou-se da frase: “música é alimento para a alma”. Assim, ela agradeceu ao artesão por disponibilizar sua arte em concorrer a este chamamento publico com centenas de outros concorrentes em todo o estado. “Parabéns pelo seu trabalho e por nos ajudar a manter viva essa musicalidade tradicional da nossa cidade”, disse.

O secretário Rogério Teodósio comentou que a gestão está empenhada em revelar os artistas do município. “O Revelando SP casou perfeitamente com o trabalho do Thiago. Estamos muito felizes com essa conquista”, comentou.

A história do artista
Thiago começou na carreira da luthieria em 2013, porém já vinha atuando neste ramo desde a adolescência, ainda como hobby. Após um curso, passou a fabricar e a vender suas violas no mercado digital. “Eu deixei a carreira de advogado para me dedicar somente a esse trabalho, atendendo músicos de toda a região”, explicou.
O documentário que será produzido, segundo ele, mostrará como é feita a viola caipira e como esse instrumento está ligado à cultura do interior paulista. “A empresa fabrica violas de forma artesanal, por isso fiquei muito feliz de ter esse reconhecimento tanto pelo setor cultural de Barretos quanto do Estado”, afirmou.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais