Olimpia 24 Horas

BARRETOS - Aulas presenciais na Rede Municipal retornam segunda (10)

Postado em: 07/05/2021

As aulas presenciais em toda a Rede Municipal de Ensino de Barretos serão retomadas no dia 10 de maio, indo ao encontro de outras cidades da região, que já promoveram a volta.

O retorno presencial é facultativo, por isso a família decidirá se os estudantes devem ou não ir à escola. (Fotos de fevereiro, quando houve a volta às aula/André Monteiro)

O modelo será híbrido, ou seja, assim como em fevereiro, quando as aulas foram retomadas, haverá uma escala por cores em que o aluno irá alguns dias da semana presencialmente e em outros seguirá com atividades virtuais e impressas, em casa. O plano de retomada permite o retorno de todos os alunos, mas com o limite de até 35% de lotação de cada escola, de acordo com o Plano São Paulo.

É importante destacar que entre 10 e 21 de maio serão realizadas avaliações do primeiro bimestre e a presença do estudante na escola para essa atividade é fundamental, tendo em vista a preocupação constante em recuperar as lacunas na aprendizagem deixadas no ano anterior. A escola se mostra um ambiente seguro, pois segue todos os protocolos sanitários exigidos para o momento atual.

Embora os professores estejam realizando um trabalho digno de todos os elogios no ensino remoto, a secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, afirma que os pais podem enviar os filhos à escola. “A interação presencial é importante na aprendizagem e da forma como pretendemos, a escola é um ambiente seguro e controlado”, pontua.



Todos os alunos poderão ir à escola
Hoje Barretos tem 4.836 alunos na Educação Infantil e 7.092 no Ensino Fundamental, totalizado 13.229 estudantes.

O retorno na Educação Infantil se dará de forma gradual. No dia 10 será iniciado com estudantes de 4 a 5 anos (Recreação e Pré-Escola). Na sequência, em 17 de maio, será a vez das crianças do Maternal.

Já o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) começa no dia 10 de maio. O horário de cada aula será o mesmo em que o aluno está matriculado.


O retorno será seguro
Segundo a Secretária de Educação, a gestão municipal providenciou todos os EPIs - equipamentos de proteção individual - para higienização da escola e proteção tanto dos alunos quanto dos professores e demais funcionários, garantindo a segurança de todos.

Entre as várias medidas adotadas estão a aquisição de materiais e equipamentos de proteções individuais a todos os alunos e profissionais da educação para evitar o contágio do novo Coronavírus dentro da comunidade escolar.

O transporte escolar também será oferecido normalmente, sendo que os ônibus serão higienizados diariamente e a distância segura entre os estudantes será respeitada. Já a merenda escolar será disponibilizada na própria unidade de ensino. Assim, será suspensa a entrega de kits de alimentação escolar.

A prefeita de Barretos, Paula Lemos, aprova o retorno às atividades escolares. “Eu estou acompanhando de perto essa questão e tenho certeza de que as nossas crianças e adolescentes estarão seguros dentro da escola. Nosso trabalho é garantir tudo o que for necessário para a segurança de todos: alunos, pais, professores e demais profissionais da Educação”, conclui.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais