Olimpia 24 Horas

ARTIGO - Matemáticos têm emprego garantido. VEJA!

Postado em: 03/09/2016

Atualmente, sobra o número de vagas para matemáticos no Brasil.

Muita gente acha que não precisa aprender matemática, mas o que poucos sabem é que o mercado de trabalho está contratando em peso profissionais capacitados nessa área. A oferta de emprego, hoje, é bem maior que o número de profissionais formados, com principalmente com mestrado e doutorado. Diante dessa falta de mão de obra, o mercado nacional oferece parte dessas oportunidades para estrangeiros. 



Por outro lado, apesar da procura por matemáticos, há quem diga que eles já ganharam mais. No Ensino Básico ou Médio, por exemplo, os salários são pouco atrativos e isso acaba afastando os interessados em ingressar no mercado. A demanda por esses profissionais é grande e existem diversos centros de pesquisa sendo elaborados no país, especialmente na região do sudeste, por conta de eventos como as Olimpíadas, por exemplo. Esse é o momento ideal, por exemplo, para quem tem formação sólida em matemática computacional.

Antes de continuar a ler, que tal dar uma olhadinha na PreplyNossa plataforma possui um leque de professores altamente capacitados para ensinar matemática. Acesse o site da Preply e tenha aulas particulares de matemática de onde estiver e a qualquer hora. Conheça abaixo o site da Preply.
https://preply.com/pt/

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA
A matemática é conhecida como a linguagem de Deus, uma vez que cabe ao matemático tentar entender todos os princípios básicos que regem o universo. Segundo o professor de matemática Rodrigo Velho, nós não inventamos nada, apenas descobrimos como tudo funciona. Com a chegada da computação, a matemática deixou o campo teórico e ganhou uma base mais concreta. Quando apertamos um botão no teclado, por exemplo, estamos usando os princípios matemáticos. Com o Google é a mesma coisa. Muitos não sabem, mas os donos do Google foram alunos de matemática da Universidade de Standford, na Califórnia.
 
As áreas de inteligência virtual, teletransporte e inteligência artificial, que estão presentes em filmes de ficção científica, também são parte integrante da matemática.

 

COMO ELA NOS AFETA?
Vivemos diante de uma globalização, que conta com um acelerado avanço tecnológico e, por trás de todo esse sistema, está a matemática.

O MATÉMATICO NO MERCADO
Existe um mito que diz que todo matemático é professor de matemática. Isso nunca foi verdade, uma vez que esse profissional não tem só essa opção para seguir carreira. Ser professor é nada mais do que apenas uma opção para aqueles que gostam de lecionar e tem especialização na área. O fato é que, independentemente da área em que esse profissional desejar atuar, o mercado de trabalho assegura que não falta vagas. Isso não se reduz apenas a escolas e universidades, mas se estende até bancos, agências de consultoria financeira, empresas de gestão ou de logística e marketing. São tantas as ofertas que os alunos podem escolher onde preferem trabalhar. Quem se encanta com as soluções matemáticas e o fato de trazê-las para resolver problemas da humanidade pode investir nesse caminho. O talento ou interesse pelo ensino também acomete muitos matemáticos que decidem dar aulas no ensino médio, fundamental e superior.

RECONHECIMENTO EM TODO O MUNDO
A verdade é que a matemática, assim como outras áreas das Ciências Exatas, está sendo cada vez mais reconhecida quando se trata de desenvolvimento em outras áreas. Da biologia à sociologia, encontramos termos e princípios matemáticos que buscam ajudar a desenvolver modelos para compreender a existência ou o funcionamento das coisas ao nosso redor. Partindo do pressuposto de que toda ciência tem algo a ver com a natureza do mundo real, podemos concluir o quanto a matemática representa em nossas vidas.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais