Olimpia 24 Horas

ARTIGO - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Postado em: 22/07/2022 Por Vergínia Gonçalves

Nesta semana o OLIMPIA24HORAS recebe mais um artigo da colunista, Psicóloga olimpiense, Vergínia Gonçalves. Trata-se do tema "Inteligência Emocional".

A competente profissional traz aqui artigos sempre voltados para a sua área e a atualidade dos fatos mostrando que nem tudo pode estar perdido já que para todo problema pode existir sim a possibilidade de uma solução, só depende, claro, das reações, das atitudes e da forma como cada um o enfrente. Pense nisso!

Com vocês a Psicóloga olimpiense Vergínia Gonçalves!

Imagem/portalpos

Inteligêcia Emocional é a capacidade do indivíduo identificar e gerenciar suas próprias emoções podendo utilizá-las em benefício próprio, e também ter a capacidade de identificar e compreender as emoções do outro.

Não é tão simples assim como parece… Sabe aquele dia que você explode e perde a cabeça sem motivo por pouca coisa? Pois é, isso significa que você não está sabendo lidar com a situação e consequentemente não sabendo usar sua inteligência emocional.

No trecho do livro “Inteligência Emocional” escrito por Daniel Goleman, ele redefine o que é ser inteligente, e faz uma análise rica e importante sobre as pessoas autoconscientes.

Autoconscientes. Conscientes de seu estado de espírito no momento em que ele ocorre, essas pessoas, evidentemente, são sofisticadas no que diz respeito à sua vida emocional. A clareza com que sentem suas emoções pode reforçar outros traços de suas personalidades: são autônomas e conscientes de seus próprios limites, gozam de boa saúde psicológica e tendem a ter uma perspectiva positiva sobre a vida. Quando entram em um estado de espírito negativo, não ficam ruminando nem ficam obcecadas com isso e podem sair dele mais rápido. Em suma, a vigilância as ajuda a administrar suas emoções.”

Sendo assim, a inteligência emocional é fundamental para o desenvolvimento humano, na formação, e no aprimoramento das relações pessoais e interpessoais.

Saiba como desenvolver a sua inteligência emocional:

- Reconheça suas emoções; Ter a plena consciência sobre o que você pensa e sente quando as emoções aparecerem. Por exemplo, quando estiver em uma discussão, tente ter a clareza sobre os seus pensamentos e sentimentos. Perceba as coisas que te deixa irritado, saiba analisar seus limites, suas raivas, seus medos, etc.

- Controle suas emoções; Não adianta só reconhecer e não ser capaz de controlar. Em momentos de raiva, estresse, medo, o ideal é se concentrar, acalmar, respirar um ar fresco, a respiração ajuda a reduzir o nível de estresse e ansiedade.

- Tenha empatia; Saiba se colocar no lugar do outro, tenha sensibilidade e compreenda o que ele está sentido. Com empatia, é possível tirar o foco do negativo e evitar maus-entendidos.

- Use a Inteligência Emocional a seu favor; Cada pessoa, cada desafio ou situação enfrentada é uma excelente oportunidade de aprendizado para testar e desenvolver a inteligência emocional, objetivo desafiador e de longo prazo. Mas, se você tiver um alto nível de controle positivo em seus pensamentos, seus relacionamentos, no seu ambiente de trabalho, enfim qualquer área da sua vida, você colherá frutos benéficos imediatamente.

Vergínia Gonçalves
Psicóloga | CRP 06/181052


Siga a profissional no Instagram:
https://www.instagram.com/psicologaverginiagoncalvess/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais