Olimpia 24 Horas

ARTIGO - ABUSO SEXUAL

Postado em: 15/07/2022 Por Vergínia Gonçalves/Psicóloga

Nesta semana o OLIMPIA24HORAS recebe mais um artigo da colunista, Psicóloga olimpiense, Vergínia Gonçalves. Trata-se do tema ABUSO SEXUAL

A competente profissional traz aqui artigos sempre voltados para a sua área e a atualidade dos fatos mostrando que nem tudo pode estar perdido já que para todo problema pode existir sim a possibilidade de uma solução, só depende, claro, das reações, das atitudes e da forma como cada um o enfrente. Pense nisso!

Com vocês a Psicóloga olimpiense Vergínia Gonçalves!

Falar sobre abuso sexual, para muitos ainda é um tabu intolerável e constrangedor, pois envolve uma ala de padrões, regras, valores, e uma série de representações perante a sociedade. São relatos muito difíceis de serem falados, por que envolve o sofrimento da vítima, o trauma, a incapacidade, a timidez, mexe com os valores e ideais de cada uma das vítimas uma vez que tem seu corpo e sua mente violados. O abuso sexual é  cometido contra qualquer gênero, mas, infelizmente as principais vítimas destes abusos são com mulheres, homossexuais, adolescentes e crianças.

Quando falamos em abuso sexual, estamos falando de um ato indesejado pela vítima, podendo se referir ao abuso sexual, abuso físico ou abuso psicológico, qualquer um destes atos não desejados, é abuso.

As vítimas de abuso sexual sofrem um impacto direto em suas vidas após a agressão, e se não forem tratadas com ajuda de um profissional, podem carregar traumas por um longo período de tempo, podendo afetar nos relacionamentos interpessoais, familiares, amorosos, e também podem desenvolver transtornos mentais como a ansiedade e a depressão.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), além de ser um crime contra a humanidade, o abuso sexual é uma questão de escala global. Por isso, é de extrema importância que as pessoas que sofreram abuso ou o seus responsáveis procurem ajuda de um psicólogo, e também de orgãos policiais para denunciar sem medo o agressor.

Sabemos o quanto é difícil lidar com esse trauma! Mas, as vítimas não precisam enfrentar tudo isso sozinhos. No decorrer do dia a dia, os traumas e os sentimentos mais doloridos e profundos são silenciados. Mas lembre-se que existem profissionais capazes de auxiliar nesses casos; com empatia, escuta, acolhimento, direção e amor. Isso mesmo “AMOR”, afinal, só o amor pode nos auxiliar na cura, no processo terapêutico e nas dificuldades do dia a dia. Pense nisso!

Psicóloga Vergínia Gonçalves
CRP 06/181052


Siga a profissional no Instagram:
https://www.instagram.com/psicologaverginiagoncalvess/

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais