Olimpia 24 Horas

Arquivo Público divulga documentários de personagens importantes da história de Olímpia

Postado em: 12/12/2018

Lançado em março deste ano, o Arquivo Público Municipal “Dr. Antônio Augusto Reis Neves” é uma ferramenta que possibilita fontes de informações, sendo a peça-chave para a melhoria da boa governança, atendimento das demandas relacionadas à cidadania, informações sobre os atos governamentais, bem como dados sobre raízes históricas do município, festas e costumes regionais, folclore, entre outras atividades.

Desde sua criação, o setor, subordinado à secretaria de Administração, tem desenvolvido diversos projetos de resgate histórico e valorização documental para preservar o conhecimento de importantes personagens da Estância Turística de Olímpia.

Entre os trabalhos em execução, estão o Memória Viva e o Café com História. O primeiro tem o objetivo de documentar a história de pessoas que contribuíram e contribuem, de forma significativa, para o desenvolvimento de Olímpia, em diversas áreas, sob a ótica dos seus protagonistas. Já foram homenageados pelo projeto o empresário Benito Benatti, presidente do Parque Aquático Thermas dos Laranjais; e o Monsenhor Antônio Santcliments Torras, responsável pela construção da Igreja Matriz de São João Batista.

Já o Café com História consiste no desenvolvimento de séries baseadas em um eixo temático. Intitulada “Desbravadores do Sertão Olimpienses”, a primeira série do projeto está sendo gravada e conta a vida daqueles que ajudaram a construir o município. O primeiro protagonista foi Capitão Narciso Bertolino, que possui importante participação na história da cidade. Conhecido como “O Pai da Pobreza”, ele doou a área onde foi construída a Praça de Esportes do Colégio Olímpia, além de ter fundado a primeira Farmácia Popular da cidade e a primeira escola de Olímpia, em 1910.

Segundo o Arquivo Público, estes materiais são fundamentais para perdurar e preservar a história da cidade e levá-la ao conhecimento das futuras gerações. Por isso, toda a produção está sendo editada em vídeos e disponibilizada no site da Prefeitura e no canal do Youtube para acesso de toda a população.

Além dos trabalhos já mencionados, o Arquivo disponibilizou também outros vídeos como a solenidade de inauguração do Arquivo Público.

Confira:

Prefeitura: http://bit.ly/VídeosArquivoPúblico

Youtube: http://bit.ly/YoutubeArquivoPúblico

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais