Olimpia 24 Horas

ARQUITETURA - Tipos de Telhas e suas funcionalidades

Postado em: 03/02/2019

Na construção de uma casa é preciso pensar em diversos detalhes, dentre eles o telhado e qual será o tipo de telha. No mercado, há vários tipos de telhas que proporcionam conforto térmico, iluminação e beleza. Neste artigo vamos falar sobre os tipos de telhas mais utilizadas e suas características.

Telha de Cerâmica: Também conhecida por telha de barro, é um dos modelos mais comuns no Brasil. São pesadas, por isso necessitam de uma estrutura para suportar o peso. Podem apresentar diferentes formatos como telha francesa, romana, colonial ou paulista. Sua grande vantagem é possuir um excelente isolamento térmico, mantendo a temperatura do ambiente interno mais fresca. Sua desvantagem é que é frágil podendo trincar e necessita de manutenção frequente.

Fonte: Pinterest

Telha de Fibrocimento: Popularmente conhecida como Brasilit, Eternit ou telha de amianto. Este modelo é ideal para grandes espaços como galpões, mas também podem ser utilizadas em residências. Dentre suas vantagens são resistentes, leves e possuem baixo custo. Sua desvantagem é que absorve muito calor, sendo necessária laje ou forro para isolar o calor e não esquentar o ambiente interno.

Fonte: Pinterest

Telha de Concreto: É um modelo mais recente no mercado. Suas vantagens são conforto térmico, variedade de cores e impermeabilidade contra a chuva. Ideal para telhados amplos, com grandes inclinações e com cores diferentes. Dentre suas desvantagens estão, muito peso e alto custo.

Fonte: Pinterest

Telha de Vidro: Este modelo é utilizado em ambientes que não terão forro e precisam de iluminação natural. São usadas em conjunto com as telhas de cerâmica ou de concreto, por isso possuem os mesmos modelos. Dentre suas vantagens estão rápida e fácil instalação, são leves e exibem baixa manutenção. Sua desvantagem é em relação à fragilidade, por ser vidro pode trincar com maior facilidade.

Fonte: Pinterest

Telha de Policarbonato: Este material, é resultado de uma composição química que permite transparência e resistência. Dentre suas vantagens as telhas são fabricadas para impedir a passagem de raios solares, são leves e de instalação prática, ideal para áreas externas como garagens, varandas e jardins. Suas desvantagens são poucas, apenas no armazenamento e limpeza, pois é um material fácil de riscar

Fonte: Pinterest

Telha Metálica: Muito comum no Brasil, podem ser de diversos materiais como aço, alumínio, cobre e zinco. Também podem vir nos formatos ondulados ou trapezoidal, com diversos acabamentos como galvanizado, que protege contra a corrosão, ou telha termoacústica (modelo sanduíche) que protege contra o calor excessivo, entre outros. Dentre suas vantagens estão, alta durabilidade, impermeabilização, material leve, rápida montagem, telhado com qualquer tipo de inclinação e diversos modelos.
Sua desvantagem é o preço dependendo do modelo escolhido, pode ser elevado.   

Fonte: Pinterest

Telha Ecológica: Também conhecida como telha de fibra vegetal, é feita a partir de camadas de fibras naturais, com betume e protegidas por resina. A coloração é adquirida por meio de pigmentação artificial. Dentre suas vantagens, são leves, fáceis de instalar, duráveis, oferece conforto térmico e são sustentáveis.
            Sobre as desvantagens,
não há, só é preciso prestar atenção no fabricante das telhas e nos seus cuidados de instalação e manutenção para que não ocorra nenhum problema.

Enfim, existem diversos tipos de telhas mas para a melhor escolha é preciso considerar o projeto de sua construção, as características do telhado como formato e inclinação, o isolamento térmico e se há necessidade de iluminação natural. Com os dados apresentados dos tipos de telhas, suas vantagens e desvantagens, é possível concluir qual a telha ideal para a sua obra.

            E você o que achou das dicas? Pense bem na hora de escolher o tipo de telha para sua obra e boa sorte!


* Maria Clara Tavares
Arquiteta e Urbanista
CAU/SP: A142211-1

Atividades:
- Projetos (Residenciais, Comerciais e Industriais)
- Design de Interiores
- Reforma e Ampliação
- Regularização de Obras
- Maquete Eletrônica (3D)


Contato: (17) 98132-1592
E-mail: [email protected]
  Instagram: claratavares.arquiteta
 Facebook: https://www.facebook.com/claratavares.arquitetura/


VEJA OUTROS ARTIGOS SOBRE ARQUITETURA NO OLIMPIA24HORAS:
https://www.olimpia24horas.com.br/busca/ARQUITETURA


Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais