Olimpia 24 Horas

ARQUITETURA - Tipos de Portas

Postado em: 15/11/2018

Quando se fala em arquitetura e construção, a Porta é um dos elementos mais comuns. Ela desempenha vários papéis como segurança, acesso entre ambientes, comodidade e estética. É caracterizada pelos seguintes elementos: folha, batente ou marco, guarnição ou alizares, maçaneta, dobradiças e trincos, conforme imagens abaixo.

Fonte: Pinterest

As Portas são classificadas de acordo com a forma em que são abertas e sendo assim vou falar sobre os principais modelos e suas finalidades, para que você escolha a que melhor atende às suas necessidades.

            Seguem abaixo os principais modelos de portas:

            Porta de Giro: Também chamada de  porta tradicional, é um dos modelos mais comuns e pode ser usada em praticamente todos os lugares, como quartos, banheiros, salas, entre outros. A base da abertura é fixada no batente com o uso de uma dobradiça, permitindo a sua abertura e fechamento. O material mais usado é a madeira e é um modelo fácil de instalar  possuindo um preço bem mais acessível em relação aos outros modelos de porta.

Fonte: Pinterest

            Porta de Correr: Este é um modelo bastante utilizado, ideal para ganhar espaço em ambientes pequenos conferindo um ar moderno ao ambiente. Este tipo de porta pode ter uma ou duas folhas, que se movimentam na lateral. A versão com duas folhas geralmente tem cada folha correndo para um lado diferente. O funcionamento é bastante fácil através do deslizamento de placas e o material pode ser mais simples como a madeira, ou opções mais sofisticadas como o vidro. Seu uso é mais indicado para corredores, salas, quartos e varandas.

Fonte: Pinterest

            Porta Pivotante: Parecida com a porta de giro, mas não possui dobradiça ,ela gira em torno de um eixo que fica na vertical chamado pivô, que é fixado no piso e na parte superior do batente. São modernas e elegantes, muito utilizadas como portas de entrada pelo seu visual diferenciado. Este modelo de porta é um pouco maior que o modelo tradicional, podendo ser confeccionado em diversos materiais e também feita sob medida e assim tem um preço alto comparado aos outros modelos de porta.

Fonte: Pinterest

            Porta Basculante: Praticamente igual a porta de giro, sua única diferença é a presença de janelas basculantes que melhoram a luminosidade do lugar e o mantém arejado. O material mais usado é o alumínio e é um modelo fácil de instalar e possui um preço mais acessível em relação aos outros modelos de porta. Este modelo é indicado para áreas externas como cozinhas e lavanderias.

Fonte: Pinterest

            Porta Balcão: Este modelo possui dois tipos de folhas uma com vidro e outra para ventilação. As folhas com ventilação são instaladas na parte de fora e as folhas com vidro são instaladas na parte de dentro.O material mais utilizado é o alumínio, mas também podem ser de madeira ou vidro. Para sua instalação, é importante que o cliente já tenha o batente correto para o modelo escolhido, o preço varia em função do modelo e dimensões escolhidas. Seu uso é comum em quartos e áreas externas como varandas e terraços, resultando em beleza e praticidade para qualquer ambiente.

Fonte: Pinterest

            Porta Sanfonada: Este modelo tem esse nome por parecer com uma sanfona, elas funcionam sobre trilhos permitindo que se dobrem de acordo com a forma que são movimentadas. Ideal para lugares pequenos, podem ser colocadas em escritórios, cozinhas, banheiros e despensas. Sua instalação é bem fácil e rápida. O material utilizado costuma ser o PVC, resultando em um visual simples porém barato, mas também podem ser de outros materiais.

Fonte: Pinterest

            Porta Camarão: Este modelo é parecido com a porta sanfonada pois ela também dobra, mas a diferença é a quantidade de dobras que é menor e a qualidade da porta que é superior. Usada para dividir ambientes quando há pouco espaço, é ideal para ambientes internos como salas, cozinha, banheiros e closet. Sua instalação é um pouco mais trabalhosa, necessitando de mão de obra especializada e seu custo é mais elevado, pois precisa de materiais customizados como trincos, alças e trilhos. Os materiais usados podem ser vários, madeira, vidro, metal e o resultado é muito bonito.

Fonte: Pinterest

            Porta Bang Bang: Este modelo tem esse nome devido aos filmes de faroeste, onde os bares e salões tinham a porta de entrada nesse estilo. É usada para separar ambientes internos ou externos, não possui trancas ou fechaduras, apenas dobradiças no sistema vai-e-vem. Podem ser feitas em diversos materiais e tanto para residências quanto para comércios como restaurantes por exemplo.

Fonte: Pinterest

Enfim,existem diversos modelos de portas, com diversos tipos de materiais e valores para todos os perfis de cliente. Cada residência ou comércio, tem uma necessidade e uma característica, assim é importante avaliar qual modelo é mais indicado para cada ambiente.         

E você, qual modelo vai escolher?


* Maria Clara Tavares
Arquiteta e Urbanista
CAU/SP: A142211-1

Atividades:
- Projetos (Residenciais, Comerciais e Industriais)
- Design de Interiores
- Reforma e Ampliação
- Regularização de Obras
- Maquete Eletrônica (3D)
Contato: (17) 98132-1592
E-mail: [email protected]
  Instagram: claratavares.arquiteta
 Facebook: https://www.facebook.com/claratavares.arquitetura/


VEJA OUTROS ARTIGOS SOBRE ARQUITETURA NO OLIMPIA24HORAS:
https://www.olimpia24horas.com.br/busca/ARQUITETURA


Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais