Olimpia 24 Horas

ARQUITETURA - Saiba as principais e mais importantes dicas para a construção de um imóvel

Postado em: 23/03/2019 Por Maria Clara Tavares*

Neste novo artigo a arquiteta olimpiense Maria Clara Tavares vai abordar temas muito importantes para a construção de um imóvel, seja ele residencial ou comercial. É o passo a passo para se chegar lá sem dores de cabeça que muitas vezes ababa prejudicando e muito o andamento, e o pior, até mesmo o embargo da obra...Veja as principais dicas da Arquiteta olimpiense Maria Clara Tavares!

Dicas para a construção de um imóvel

          A construção de um imóvel é sempre um desafio. É necessário tempo, paciência e muito planejamento, onde a grande vantagem é ter uma casa confeccionada ao gosto do cliente. Mas para transformar a casa dos seus sonhos em realidade, é importante atentar às dicas abaixo para evitar desperdício de dinheiro, retrabalho e até mesmo a paralisação da obra.

1 – Escolha do terreno

É importante observar o nível do terreno, se ele é plano, em aclive (sobe em direção ao fundo) ou em declive (o nível da rua é mais alto que o fundo), dependendo do tipo de terreno é necessário aterrar ou fazer muro de arrimo.
           
Verificar o tipo de solo, se há proximidade com rios, se há presença de pedras para saber o tipo de fundação que será usada. Observar a posição do Sol, a face norte  é a melhor posição do terreno em relação ao Sol, não é via de regra claro mas são detalhes interessantes que propiciam um melhor aquecimento da residência.
           
Observe a vizinhança, facilidade de acesso ao terreno, infraestrutura local (transporte, supermercado, comércio, etc), o padrão das casas vizinhas, o tipo de acabamento, tipo de material usado, se são térreas ou sobrados. Outro ponto importante é conferir a documentação do terreno, para atestar qualquer eventual irregularidade.

Foto: Pinterest

2 – Elaboração do Projeto

Nesta fase é muito importante contratar um profissional qualificado para elaborar o projeto. Você pode escolher ou um arquiteto ou um engenheiro civil, apesar de trabalharem na mesma área, são profissionais diferentes, pois enquanto o engenheiro se ocupa mais da parte estrutural do projeto, o arquiteto se volta mais para o planejamento do espaço e da funcionalidade da residência.
           
A presença desses profissionais resulta em maior economia no decorrer da obra, pois com o projeto em mãos você consegue calcular os custos de materiais, evitando assim desperdícios.

Foto: Pinterest

3 - Levantamento de custos da obra

Após a elaboração do projeto, e com ele em mãos é importante fazer um levantamento de todos os custos da obra, para saber se aquele projeto dos seus sonhos cabe em seu orçamento. Entram o custo para execução da fundação, custo para preparação do terreno (de acordo com o tipo de terreno escolhido), custos com a contratação de mão de obra, entre outros.
           
Outro ponto é saber o tipo de material que será utilizado nos acabamentos. Nas lojas existem diversas opções com preços variados, então é bom ter uma noção dos tipos de pisos, azulejos, portas, janelas, luminárias, entre outros e pesquisar bastante pois a variedade de preços é grande.

Foto: Pinterest

4 – Legislação do Município

Com o projeto concluído, é hora de dar entrada com a documentação do imóvel na Prefeitura. Lembrando que a fase da elaboração do projeto, o profissional escolhido fará a planta da obra de acordo com o Plano Diretor e o Código de Obras do município. Obedecendo assim as normas de recuo frontal, lateral, taxa de ocupação de um terreno (é a quantidade em porcentagem que pode ter de área construída dentro de um terreno) entre outras exigências.
           
Para uma construção ser considerada regular, é necessário a emissão do Alvará de Construção, um documento atestando que há um responsável técnico na construção, podendo ser um arquiteto ou engenheiro civil. Quando a obra estiver concluída, este mesmo profissional solicitará o Habite-se, que é um documento expedido pela Prefeitura, atestando que determinado imóvel está pronto para ser habitado. Começar uma obra sem alvará de construção, pode implicar em multa e até na paralisação da obra.

5 – Mão de obra qualificada

Contratar mão de obra qualificada resulta em qualidade e produtividade. Existem construtoras, pedreiros, mestres de obras, empreiteiros que oferecem os serviços focados em determinado tipo de construção, como uma obra residencial de pequeno porte, ou uma obra comercial, um edifício, entre outras.
             
A mão de obra qualificada reduz a insatisfação do cliente, uma vez que uma equipe que saiba os procedimentos da obra, realizando um controle de qualidade correto durante a construção, dificilmente ocorrerá algum problema após a conclusão do imóvel.

Foto: Pinterest

Enfim, essas são as principais dicas para você que está pensando em construir, os pontos que merecem maior destaque são, um bom planejamento e o acompanhamento de um profissional competente durante todo o processo construtivo do imóvel. Assim, a chance de ocorrer algum problema durante a construção é bem menor.

           E você? O que achou dessas dicas? 


* Maria Clara Tavares
Arquiteta e Urbanista
CAU/SP: A142211-1

Atividades:
- Projetos (Residenciais, Comerciais e Industriais)
- Design de Interiores
- Reforma e Ampliação
- Regularização de Obras
- Maquete Eletrônica (3D)
Contato: (17) 98132-1592
E-mail: [email protected]
  Instagram: claratavares.arquiteta
 Facebook: https://www.facebook.com/claratavares.arquitetura/
 


VEJA ABAIXO OUTROS ARTIGOS SOBRE ARQUITETURA NO OLIMPIA24HORAS...
https://www.olimpia24horas.com.br/busca/ARQUITETURA

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais