Olimpia 24 Horas

ARQUITETURA - Os vários tipos de janelas

Postado em: 11/12/2018

             A janela ou esquadria (nome técnico) é um dos elementos essenciais em qualquer projeto de arquitetura, são responsáveis pela iluminação e ventilação naturais em um ambiente interno. Para definir onde a janela será instalada, é importante fazer um estudo de insolação no local, para escolher o modelo adequado para cada ambiente.

            Atualmente existem diversos modelos, com materiais, design, tipos de aberturas e funções diferentes, que devem ser levados em consideração no momento da escolha da janela. Então se você está pensando em construir ou reformar, e com dúvidas sobre qual modelo de janela escolher, confira as dicas abaixo.

            Conheça os principais tipos de janelas:

Janela de abrir: É um dos modelos mais tradicionais e práticos, a abertura é para fora, sendo fixada em batentes pelas laterais. Como possui abertura completa, facilita a limpeza e gera uma boa iluminação e ventilação. Podem ser de diversos materiais como madeira, metal, etc e permitem a instalação de grades ou telas para proteção.

Fonte: Pinterest


Janela de correr: É o modelo em que as folhas deslizam na horizontal, o que permite uma boa abertura, ventilação e iluminação. Podem ser de diversos materiais como madeira, metal, vidro ou PVC. São muito utilizadas em salas, cozinhas e dormitórios.

Fonte: Pinterest        


Janela fixa: Este modelo não possui abertura. Oferece uma boa iluminação, tamanhos diversos e um preço acessível, mas não oferece ventilação e sua limpeza é mais trabalhosa, pois não há abertura. Seu uso é comum em salas residenciais, escritórios, comércio, entre outros.

Fonte: Pinterest           


Janela guilhotina: Comum em residências antigas, mas hoje existem modelos mais modernos no mercado. São formadas por duas folhas que se movimentam na vertical, sendo travadas por uma peça chamada de “borboleta”. O material pode ser madeira, vidro ou metal e exige um pouco de força para empurrar uma das partes para cima.

Fonte: Pinterest           


Janela basculante: Este modelo é muito utilizado em cozinhas, banheiros e áreas de serviços e o material mais utilizado é o alumínio. Sua abertura é feita por meio de uma alavanca na lateral, que controla a abertura das hastes e a passagem da ventilação.

Fonte: Pinterest


Janela pivotante: Este modelo confere um ar mais sofisticado para a janela, sua abertura é feita por meio de pivôs que giram sobre o seu eixo em até 90º. É um modelo prático onde podem ser abertas frestas ou aberturas maiores permitindo uma melhor ventilação e iluminação.

Fonte: Pinterest                  


Janela maxim-ar: Apesar do nome diferente, é um modelo bastante usado em residências, pois permite o máximo de entrada de ar. Sua abertura é feita com uma corrediça especial nas laterais, podendo alcançar até 90º. Ideal para ambientes com pouco espaço como banheiros, áreas de serviços, cozinhas e até mesmo salas no modelo em blindex. O material mais utilizado é o alumínio.

Fonte: Pinterest


Janela veneziana: Modelo muito utilizado em projetos residenciais, principalmente em dormitórios, pois permite a ventilação mesmo quando a janela está fechada. É interessante escolher um modelo com vidro na parte interna, sendo possível fecha-lo em temperaturas mais baixas, sem perder a luminosidade. Alguns modelos permitem o controle da abertura das frestas de ventilação podendo regular a abertura.

Fonte: Pinterest


Janela camarão ou sanfonada: Este modelo é ideal para ambientes amplos com janelas compridas, como salas de estar. Sua abertura é feita por meio de trilhos, onde as folhas da janela vão se recolhendo para frente e para trás na horizontal como um leque, garantindo assim uma abertura total da janela e uma excelente iluminação e ventilação.

            Enfim, a importância das janelas vão além de sua função estética, de iluminação e ventilação. Ela tem que garantir também a privacidade, segurança e bem estar das pessoas nos ambientes.

            Qual a sua janela preferida?


* Maria Clara Tavares
Arquiteta e Urbanista
CAU/SP: A142211-1

Atividades:
- Projetos (Residenciais, Comerciais e Industriais)
- Design de Interiores
- Reforma e Ampliação
- Regularização de Obras
- Maquete Eletrônica (3D)
Contato: (17) 98132-1592
E-mail: [email protected]
  Instagram: claratavares.arquiteta
 Facebook: https://www.facebook.com/claratavares.arquitetura/


VEJA OUTROS ARTIGOS SOBRE ARQUITETURA NO OLIMPIA24HORAS:
https://www.olimpia24horas.com.br/busca/ARQUITETURA


Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais