Olimpia 24 Horas

ARQUITETURA - A Sanca de Gesso. O que é e como usar?

Postado em: 13/08/2018 Por Maria Clara Tavares*

            Já ouviram falar sobre sanca de gesso? Não? A sanca é uma moldura feita de gesso e fica instalada no ponto em que a parede e o forro se encontram. È uma excelente opção para deixar sua residência ou comércio com um estilo mais moderno e sofisticado.

            As sancas podem ser lisas, decoradas, abertas, fechadas, com iluminação ou sem e representam uma forte tendência na área de design de interiores pois as sancas podem ser utilizadas em qualquer ambiente. Podem ser personalizadas conforme o resultado que se deseja obter, sem contar que é prático e com um baixo custo de investimento.

            Atualmente é possível encontrar três tipos de sanca e são elas: a sanca fechada, sanca aberta e sanca invertida. Abaixo vou falar sobre suas diferenças e características.

- Sanca Fechada: A sanca fechada não possui abertura, o forro é rebaixado apenas na parte da sanca. A iluminação fica na laje ou em spots de luz distribuídos pela sanca, valorizando as paredes com uma iluminação direcionável. O acabamento é mais simples, resultando em um ambiente mais limpo e minimalista.

Fotos: Pinterest

- Sanca Aberta: A sanca aberta é muito utilizada em projetos arquitetônicos, ela possui um acabamento lateral, deixando um espaço aberto no centro. Este tipo de sanca permite o uso de iluminação indireta, que reflete para o teto. Podem ser utilizadas lâmpadas fluorescentes tubulares, fita de LED ou mangueira de luz, na parte rebaixada em gesso também podem ser utilizados spots de luz.



Fotos: Pinterest

- Sanca Invertida: A sanca invertida também é muito utilizada por criar um efeito muito bonito de teto flutuante, isso ocorre devido ao rebaixo quase que total do gesso  possuindo um afastamento de cerca de 15 a 20 cm da parede. Este modelo é parecido com a sanca aberta, sua única diferença é que sua abertura é voltada para a parede, sendo assim a luz reflete diretamente na parede, o resultado é moderno e sofisticado.



Fotos: Pinterest

Dicas para usar sanca de gesso.

            Em conjunto com uma boa iluminação e criatividade, as sancas servem para destacar alguma parte interessante da residência ou comércio, como salas de estar, bancadas de cozinha, corredores, enfim podem ser utilizadas em qualquer ambiente, como quarto, sala, banheiro, hall de entrada, home-office, cozinha, corredor e varanda gourmet.

            Para a aplicação da sanca, é importante conhecer as dimensões do local de aplicação, conhecer a altura do pé direito (altura do piso ao teto), pois se o ambiente for muito baixo as sancas deixarão o mesmo  mais baixo ainda e qual será o tipo e efeito criado pela iluminação. Enfim, as sancas deixam qualquer ambiente mais atraente e sofisticado.
           

E você? Qual estilo vai escolher?


* Maria Clara Tavares
Arquiteta e Urbanista
CAU/SP: A142211-1

Atividades:
- Projetos (Residenciais, Comerciais e Industriais)
- Design de Interiores
- Reforma e Ampliação
- Regularização de Obras
- Maquete Eletrônica (3D)

Contato: (17) 98132-1592
E-mail: [email protected]
  Instagram: claratavares.arquiteta
 Facebook: https://www.facebook.com/claratavares.arquitetura/

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais