Olimpia 24 Horas

APAE DE OLÍMPIA realiza campanha para orientação sobre o ´NOVEMBRO AZUL`

Postado em: 24/11/2021

A APAE de Olímpia realizou na terça-feira, 23 de novembro, uma ação especial na Praça Rui Barbosa sobre a conscientização da prevenção do Câncer de Próstata na esteira da campanha oficial intitulada NOVEMBRO AZUL, distribuindo panfletos e sacos de Lixo Azuis, fabricados e comercializados pela entidade.

Nesta ação, também foram distribuídos calendários de geladeira, com os contatos da APAE de Olímpia para as pessoas lembrarem de comprar os sacos para lixo da entidade.

Toda a movimentação e ações dos alunos da APAE de Olímpia durante a campanha no centro de Olímpia foi acompanhada pelo empresário olimpiense e presidente da entidade Lucas Ferrante.

NOVEMBRO AZUL é uma campanha de fundamental importância no cuidado com a saúde do homem, conscientizando sobre o câncer de próstata e incentivando a sua prevenção. Afinal, esse tema ainda é cercado por tabus e os dados de incidência do problema são alarmantes!

Para o triênio 2020/2022 a estimativa é de que sejam diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil.

A incidência é tão alta que para cada 9 homens, um será diagnosticado com a doença ao longo da sua vida. Daí a importância das ações de conscientização, como o NOVEMBRO AZUL!


Conheça o Novembro Azul:

Em 2003 Travis Garone e Luke Slattery, dois amigos da cidade de Melbourne, na Austrália, foram inspirados pelas campanhas de combate ao câncer de mama. Eles decidiram deixar seus bigodes crescerem para chamar a atenção das pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde dos homens.

Como 17 de novembro é tido como Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, eles optaram por manter seus bigodes durante esse mês. No mesmo ano, mais amigos participaram dessa campanha, que teve o impacto positivo desejado, pois as pessoas ficavam curiosas com os bigodes longos.

A ideia deu certo, e no ano seguinte foi criada uma organização sem fins lucrativos para arrecadar fundos para combater o câncer de próstata. Ela foi chamada de Movember Foundation, unindo as palavramoustache (bigode) e november (novembro).

O movimento foi crescendo, se espalhou para mais de 20 países e alguns homens, além do bigode, cultivavam toda a barba. Devido a isso, em alguns lugares a campanha Novembro Azul também era chamada de No-shave November, ou seja, “novembro sem barbear”.

A campanha foi trazida para o Brasil pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia em 2008. Com referência à cor azul, a escolha não tem nenhuma base específica. Apenas já era utilizada mesmo antes de surgir os movimentos, então, foi associada ao mês de novembro.

Desmistificando o câncer de próstata

Um dos grandes desafios para prevenção do câncer de próstata é enfrentar os bloqueios culturais que envolvem os exames preventivos. A primeira campanha no Brasil adotou como lema a frase “um toque, um drible”, justamente na tentativa de quebrar os tabus.

Com o movimento Novembro Azul, o Ministério da Saúde, órgãos não governamentais, instituições, profissionais da saúde e toda a sociedade envolvida têm o objetivo de desmistificar a doença. O intuito é mostrar a importância de realizar o acompanhamento médico, a fim de identificar o problema, que é silencioso.

São realizadas diversas ações educativas e de alerta, sempre na tentativa, também, de vencer essas barreiras culturais. Mostram que o cuidado com a saúde não afeta a masculinidade, e o quanto isso é fundamental para preservar a vida do homem, além de uma proteção para aqueles que estão ao seu redor.

Embora o Novembro Azul tenha foco nos homens, o intuito é alcançar toda a sociedade, porque esses tabus dos quais falamos estão arraigados ao senso comum. Sendo assim, a conscientização envolve e requer a participação de todos.

NOVEMBRO AZUL - Cuidar da Saúde também é coisa de Homem!

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais