Olimpia 24 Horas

ALZHEIMER - Saúde de Olímpia cria grupo para orientar cuidadores e famílias

Postado em: 10/07/2018

A secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia segue intensificando os trabalhos para melhor acolher os pacientes e fornecer um atendimento mais humanizado. Com o intuito de orientar e debater sobre a doença de Alzheimer, o Centro de Referência do Idoso (CRI), por meio da Atenção Básica, criou o Grupo de Apoio ao Cuidador do Portador de Doença de Alzheimer. O primeiro encontro foi realizado na tarde da última quinta-feira (5).

O grupo trabalha com a metodologia de debate, no qual os participantes compartilham as situações já vividas e como lidam com os percalços da doença. Nos encontros, também são apresentados técnicas para a administração dos medicamentos e como o cuidador e os familiares devem proceder em caso de agitação do paciente.

Os encontros têm acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por uma geriatra (Dra. Aline Thais de Souza Bardella), uma enfermeira (Érica Patrícia da Silva Gasques), uma nutricionista (Gabriela Borges Baraldi), uma Terapeuta Ocupacional (Raquel Aguiar Moreira de Oliveira), uma Psicóloga (Karen Andreza Minari), uma Assistente Social (Cristina B. Esteves Kill) e um Clínico Geral (Dr. Luiz Fernando Carneiro).

Ao todo, 15 participantes se reunirão mensalmente no CRI, com horários intercalados durante os meses, sendo das 7h às 8h ou das 14h às 15h, conforme acordo dos participantes. Em cada reunião, serão discutidas e compartilhadas vivências e dúvidas dos cuidadores e familiares, que serão orientados pelos profissionais presentes.

Segundo o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, o grupo visa auxiliar os cuidadores a oferecer melhores atendimentos aos portadores da doença.

“O grupo é participativo, um encontro para compartilhar vivências, e facilitar o cuidado com o paciente. Cada um poderá expor como é a realidade de cuidar do paciente e debater sobre técnicas que podem auxiliá-lo no dia a dia”, explica o secretário.

Os interessados em participar dos encontros devem entrar em contato com o CRI pelo telefone (17) 3281-8890 ou diretamente na unidade localizada na Avenida Waldemar Lopes Ferraz, 650, centro. A próxima reunião está agendada para o dia 14 de agosto.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsável:
Julio César Faria
Julião Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olímpia24Horas nas Redes Sociais