Olimpia 24 Horas

ALTAIR - Vuco-vuco, ameaças, quebra-quebra, tumulto termina com cassação do mandato de Brenda

Postado em: 01/10/2020

Na noite desta quarta-feira, 30, era dia de sessão na Câmara Municipal de Altair e um junto aos projetos à serem votados, estava a Cassação do Mandato da Prefeita Brenda Vanessa Squiapatti, segundo os vereadores, por irregularidades cometidas durante a gestão dela a frente do executivo da pequena e pacata cidade. Consta que nos autos do processo tem notas fiscais irregulares e até áudios gravados por um funcionário da prefeitura. Brenda se diz inocente e disse que não passa de uma tentativa para tirá-la das eleições desse ano.

Brenda nega todas as acusações e disse que vai se defender de todas as formas e que tudo é apenas perseguição política para tirarem ela do páreo nas próximas eleições.

Ocorre que momentos antes da sessão que era para começar as 19h30, moradores da cidade, dos dois lados, vereadores do oposição e da situação, se aglomeraram na porta do prédio e daí para frente foram só confusões, brigas, discussões, tentativa de invasão do prédio, bate boca entre advogados - dizem que teve até socos no peito e só faltou rabo de arraia, o resto, dizem, teve de tudo. 

E onde ocorre tudo isso quem bota ordem? Sim! A Polícia Militar de Guaraci, de Olímpia, e até uma equipe da Força Tática, foram para o local devido ao grande tumulto que se formou  na rua, na porta e lá dentro do prédio. A sessão que era para começar no início da noite só foi começar mesmo por volta das 22 horas e contra a vontade das autoridades que temiam pelo pior. E claro, como toda sessão assim, esta varou a madrugada...

Segundo o que apuramos informalmente, a votação para cassar o mandato da prefeita acabou acontecendo e por 8 a 0.


QUEM ASSUME?
Brenda
, segundo a decisão da Câmara, deve deixar a cadeira do executivo. E, como Brenda era a vice de Dr. Antonio, ela assumiu no decorrer deste mandato, o sucessor dela então será o presidente da Câmara, Francimar, caso seja válida a sessão já que a prefeita Brenda deve recorrer de todos os meios para anular por vários motivos alegados por sua equipe de defesa.

Segundo o que apuramos, com a chegada da PM no local, comandados pelo Comandante Interino da 2ª CIA PM DE OLÍMPIATenente Parise e Subtenente Cesar (Guaraci), segundo o BO PM registrado na madrugada, algumas pessoas tumultuavam e a sessão, e, por questões de segurança, a mesma teve que ser interrompida, ou melhor, nem começou... 

De um lado a maioria dos vereadores - que é oposição - querendo e exigindo a realização da sessão, por outro lado, os correligionários da prefeita Brenda, insistindo para que a sessão não ocorresse. Foi um pega para capar, como se diz o ditado...

Para a PM, em plena Pandemia de Coronavírus, só aquela aglomeração ali já estava errada pois causava até riscos à saúde de todas as pessoas presentes, até dos vereadores.


EM REUNIÃO COM AS PARTES PM ALERTA NÃO PROSSEGUIR A SESSÃO POR QUEBRA DE ORDEM PÚBLICA
Os policiais então fizeram uma reunião com o presidente da Câmara, Francimar Medeiros, os vereadores e os advogados de ambas as partes, onde segundo o BO PM, todos foram orientados para que não prosseguissem com a sessão por questões de segurança já que o clima era muito tenso desde o início, pela quebra de ordem pública e também pela aglomeração no local o que está proibido por decreto municipal.


"FULANO VEM ARMADO E VAI MATAR FULANO DE TAL..."
BO PM à parte, segundo informações extra-oficiais, surgiu até informação de que uma pessoa iria armada na Câmara para matar uma pessoa ligada a prefeita, para evitar problemas essa pessoa achou por bem se retirar do local até para proteger as outras pessoas, caso fosse verdade essa informação. E não era verdade! A pessoa indicada, de fato chegou na Câmara e claro, imediatamente foi revistada pelos policiais mas nada de ilícito, muito menos arma, foi encontrado com ela (no caso, ele).


PRESIDENTE E VEREADORES INSISTEM E DECIDEM PELA RETOMADA DA SESSÃO
Discordando da orientação da PM o presidente Francimar, com apoio dos demais colegas, decidiu que a sessão fosse retomada sim e que a cassação fosse votada.

Reiniciada a sessão por volta das 22h10, aí sim, cumprindo todas as normas de segurança e com 20 pessoa no máximo no plenário, mantendo distanciamento social, desta forma a sessão ocorreu normalmente até o final já de madrugada.

Consta que só para ler o processo de cassação inteiro, exigencia (e direito) da equipe de defesa da prefeita, foram duas horas.


FORÇA PÚBLICA NO LOCAL PARA MANTER A ORDEM
Compareceram no local, por Olímpia, os policiais Comandante Interino Tenente Parise, Sgt Vinícius e Sd Andrioli. Já por Guaraci, o Subtenente Cesar, Cb Moreira, Cb Andrei e Sd Luiz Felipe. Uma equipe de Força Tática também esteve no local mas infelizmente não temos os nomes dos policiais.


No final os vereadores votaram a favor da cassação do mandato da Prefeita Brenda Vanessa Squiapati por 8 votos favoráveis. Um tio de Brenda, por ser parente dela se declarou impossibilitado de votar. Outro vereador que não votou por estar ausente da sessão foi Richard, funcionário da Saúde local e amigo e muito ligado a prefeita Brenda. Na Câmara a prefeita tinha apenas esses dois vereadores do seu lado, o tio e Richard, o restante era tudo da oposição.


CÂMARA E OBJETOS DEPREDADOS
Segundo outras informações além de carros depredados na rua, a porta e instalações do prédio e até a máquina de café foram alvos de pessoas revoltadas com a decisão de cassar o mandato da prefeita. E mais, fezes foram jogadas nas paredes, garrafas de bebidas foram jogadas nas portas e outras aberrações. 

A sessão que começou as 19h30 só acabou mesmo por volta das 3 horas da madrugada deixando um rastro de destruição, de intrigas e de confusões.

A situação foi tão complexa no local que até agora, quase 9 horas da manhã, ainda tem policiais militares no local. O clima é realmente muito tenso mesmo.


PREFEITA VAI RECORRER DA DECISÃO E ALEGA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA
Segundo o que apuramos, para evitar problemas a prefeita Brenda acompanhou e foi informada de tudo por colegas e pelo namorado André.

Consta que ela vai recorrer da decisão da Câmara por se sentir perseguida politicamente. Inclusive sobre isso, nesta semana ela enviou mensagens em grupos de WhatsApp contando todos os detalhes sobre o processo contra ela e se dizendo perseguida politicamente, segundo ela, pelo seu bom trabalho a frente do executivo.

Nesta quinta-feira ela deve ser oficiada sobre a decisão da Câmara, e daí começa uma "nova guerra". É aguardar os próximos capítulos...Quem ganha com isso? Talvez a resposta para essa pergunta seja uma uma outra: E a população que acaba perdendo pois a embarcação fica com o leme avariado e os negócios do município caminhando na marra? Como fica o povão?


ÚLTIMA INFORMAÇÃO QUE CHEGA NA REDAÇÃO
Segundo o que acabamos de apurar, o presidente da Câmara, Francimar Medeiros deve assumir como prefeito as 10 horas da manhã de hoje. Pelo menos isso é que está previsto, mas até lá, pode surgir uma liminar e Brenda continuar...

Aguardemos a decisão final...


SAIBA MAIS SOBRE O PROCESSO CONTRA A PREFEITA...
https://noroestemais.com.br/noticia/573/camara-de-altair-cria-comissao-processante-para-investigar-supostas-infracoes-da-prefeita.html

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais