Olimpia 24 Horas

ALERTA DE GOLPE! Estelionatário usa nome do presidente da Assembleia Legislativa para golpe

Postado em: 31/01/2020

Parlamentar de Osvaldo Cruz (SP) teve seu WhatsApp clonado após receber uma ligação de um homem que dizia ser do gabinete do deputado estadual. Caso foi registrado na Polícia Civi

Vereador Luís Ricardo Spada Bonfim (PSDB) foi vítima de golpe em Osvaldo Cruz — Foto: Reprodução/Facebook

O vereador Luís Ricardo Spada Bonfim (PSDB), de Osvaldo Cruz (SP), foi vítima de um golpe nesta semana após ser enganado por um estelionatário que utilizou indevidamente o nome do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado estadual Cauê Macris (PSDB).

Bonfim teve seu WhatsApp clonado após receber uma ligação de um homem que dizia ser do gabinete do deputado estadual.

O vereador informou que recebeu uma ligação, com o DDD de número 11, em que a tal pessoa supostamente do gabinete do deputado lhe convidava para uma festa na Assembleia Legislativa, que aconteceria no dia 11 de fevereiro, marcando a abertura do ano legislativo de 2020.

Bonfim recebeu uma mensagem de texto com um código que seria para a confirmação da presença na festa.

“A pessoa me pediu apenas para mencionar, sem apertar nada, os seis números para confirmar o meu acesso lá no local. Não abri o SMS, só olhei por cima, repeti os seis números e meu WhatsApp foi clonado”, explicou o parlamentar de Osvaldo Cruz.
Vereador Luís Ricardo Spada Bonfim (PSDB) foi vítima de golpe em Osvaldo Cruz — Foto: Reprodução/Facebook

Bonfim, que é conhecido popularmente como Bitinha, informou ao G1 que várias pessoas de sua rede de contatos receberam mensagens do golpista pedindo dinheiro e pelo menos três delas depositaram valores ao criminoso.

“O prejuízo dos três depósitos efetuados foi de R$ 2.550, afirmou o vereador.

O parlamentar ainda contou ao G1 que, na ligação, a pessoa lhe chamou pelo nome e também pelo cargo que exerce no Poder Legislativo.

Golpista pediu dinheiro aos contatos do vereador — Foto: Reprodução/Facebook

Bonfim registrou o caso na Polícia Civil, que já abriu investigação para a identificação da autoria e a apuração do crime. Ele também realizou uma publicação em uma rede social para alertar as pessoas sobre a clonagem do seu aplicativo de troca de mensagens.

Ao G1, o deputado estadual Cauê Macris informou que tem conhecimento das tentativas de golpe usando seu nome e que já tomou providências. Além disso, fez alertas nas suas redes sociais para que as pessoas não aceitem links ou senhas enviados por desconhecidos.

"É importante ressaltar que trata-se de uma tentativa de golpe envolvendo indevidamente meu nome. Peço a todos que fiquem atentos e não se permitam cair em golpes como os utilizados. Se acontecer, faça a denúncia para a Polícia Civil da sua cidade", disse o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ao G1.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Cauê Macris (PSDB), fez alerta em uma rede social — Foto: Reprodução/Facebook

Em uma publicação em uma rede social, Macris alerta a população sobre tentativas de golpes pela internet, ligações telefônicas e aplicativos de conversas utilizando seu nome.

“Nunca passem senhas ou acessem links/códigos desconhecidos no celular ou computador. Faço o alerta porque tentaram aplicar um golpe usando meu nome. Desconfiem sempre!!!”, salienta o parlamentar na publicação.

Medidas de segurança

Segundo a Polícia Civil, a chamada "clonagem" de WhatsApp é uma modalidade de golpe que tem se tornado cada vez mais comum atualmente e que, na verdade, consiste na transferência fraudulenta da conta do aplicativo de mensagens instantâneas, vinculada ao número de celular da vítima, para um número novo pertencente ao autor do golpe, o qual passa a ter o acesso a todos os contatos e conversas da conta.

Uma das formas de evitar o golpe, segundo a Polícia Civil, é habilitar a “confirmação em duas etapas” no próprio aplicativo WhatsApp.

Golpista pediu dinheiro aos contatos do vereador — Foto: Reprodução/Facebook

“Clicando nos três pontinhos que aparecem no canto superior direito da tela do aplicativo, depois em configurações, conta (que dá acesso a configurações de privacidade, segurança, mudar número) e configurações em duas etapas (onde será cadastrado um e-mail e criando uma senha de segurançaPIN)”, orienta a Polícia Civil.

De acordo com a polícia, a configuração em duas etapas torna o uso do aplicativo mais seguro.

Outra orientação da Polícia Civil é para que as pessoas, ao fazerem anúncios em plataformas de vendas, nunca informem o número do celular, pois tais informações são usadas pelos golpistas.

Golpista pediu dinheiro aos contatos do vereador — Foto: Reprodução/Facebook

Segundo a polícia, as pessoas devem usar os chats das referidas plataformas para negociar com os vendedores e compradores, o que possibilita o controle dos acessos e a posterior identificação dos envolvidos com as transações.

Em caso de golpe, a orientação da Polícia Civil é para a vítima enviar imediatamente uma mensagem para o WhatsApp, através do e-mail [email protected], com o assunto “perdido/roubado/clonado desative minha conta”. Deve-se informar na mensagem o número do telefone vinculado à conta com o código do país.

Além disso, a vítima deve procurar uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência.
(Fonte: https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2020/01/30/golpista-usa-nome-do-presidente-da-assembleia-legislativa-do-estado-de-sao-paulo-para-aplicar-golpe-em-vereador.ghtml)

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais