Olimpia 24 Horas

AGRICULTURA DE PRECISÃO: cresce o número de produtores que comprovam a eficiência no campo

Postado em: 18/06/2021

Coopercitrus investe R$5 milhão em serviços de agricultura de precisão em 2021. "Quem não caminha ao lado da tecnologia, vai sair do negócio", opina produtor rural.

A produtividade agrícola aumentou consideravelmente nas últimas décadas. Isso se deve, dentre outros favores, ao momento tecnológico vivido. Produtores estão chegando ao ápice da sua produtividade ao adotar soluções de agricultura de precisão e soluções digitais, que geram aumento de produção com redução de custos, fator importante para garantir o alimento sustentável para a população mundial crescente. Tornar as soluções de agricultura de precisão mais acessíveis ao produtor rural é um dos compromissos da Coopercitrus - Cooperativa de Produtores Rurais, que atua nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Através da prestação de serviços, a cooperativa encontrou uma forma de desembarcar a inovação dentro da porteira. Em 2020, a Coopercitrus investiu R$ 5 milhão em novas tecnologias, contando com mais de 20 drones de pulverização, cinco Vant’s, três drones de imagem, oito carretas e cinco caminhões de aplicação de corretivos para atender os cooperados. Além disso, mais de 120 profissionais especializados dedicam-se a fazer a aplicação das tecnologias em campo, dar suporte técnico e auxiliar as análises das informações coletadas.

Ludio Vidotti de Monte Azul Paulista, SP, é um produtores rurais que conta com o suporte da Coopercitrus na área de agricultura de precisão, com os serviços de amostragem de solo georreferenciada, distribuição de corretivos de solo a taxa variável e mapeamento de área via satélite. Ele opina que a tecnologia deixou de ser um item opcional para se tornar cada vez mais necessária em campo. "Alguns produtores ainda estão muito receosos em adotar uma nova tecnologia, mas hoje a adesão é maior porque se tornou essencial. Quem não caminha ao lado dela, vai sair do negócio", afirma.

Alexandre Machado, produtor de laranja e cana-de-açúcar no interior paulista, confirma essa visão e percebe o quanto a tecnologia se tornou indispensável. "Quando começamos, nosso trabalho era basicamente plantar, passar herbicida, adubar e pronto. Hoje muita coisa mudou e para melhor. Hoje sabemos da importância do drone para identificar as plantas daninhas no canavial, o uso de pivô central, o plantio de grãos em áreas de reforma" analisa Machado.

Outro produtor que conta com a cooperativa para inovar em sua atividade é Eduardo da Palma, produtor de cana em Monte Azul Paulista, SP. Ele conta que o investimento nas novas tecnologias contribuiu com o uso racional de insumos, aumentou a lucratividade e gerou menos impacto ao meio ambiente. "Minha visão é a seguinte: se aumenta a produtividade e continua gastando o mesmo que antes, há ganho. Mas, se conseguirmos reduzir custos e aumentar a produtividade, então a gente ganha duas vezes", avalia o produtor.


Tecnologias dão o tom na Coopercitrus Expo

Durante a Coopercitrus Expo Digital, que acontece de 19 a 30 de julho, o produtor rural poderá aproveitar condições especiais em todos os produtos e serviços para o manejo, além das soluções tecnologias agrícolas da cooperativa. Dentre as soluções de agricultura de precisão, os destaques são o serviço de mapeamento de áreas via satélite, pulverizações localizadas com drone, análises de solo georreferenciadas, mapeamento de áreas com falhas ou infestações, telemetria para o acompanhamento das operações remotamente, entre outras. Todos os serviços são prestados por um time de profissionais especializados, para garantir os melhores resultados ao produtor.

Para saber mais sobre a feira, acesse www.coopercitrusexpo.com.br e acompanhe a programação.


Sobre a Coopercitrus

Fundada em 1976 em Bebedouro, SP, a Coopercitrus - Cooperativa de Produtores Rurais, com mais de 37 mil cooperados e mais de 60 unidades de negócios em municípios de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. É hoje a maior cooperativa paulista e uma das maiores do Brasil no fornecimento de insumos, fertilizantes, sementes, ração animal, produtos veterinários, máquinas, implementos, tratores, irrigação e demais itens indispensáveis para a produção agropecuária, além de suporte técnico, serviços de tecnologia agrícola e soluções de agricultura de precisão. Conta com concessionárias de máquinas agrícolas, silos de armazenamento de grãos e café, fábrica de ração animal, shoppings rurais, postos de combustível e lojas de conveniência. Tem como propósito oferecer ao produtor rural não só produtos e serviços agrícolas, mas também levar ao campo conhecimento para uma gestão cada vez mais sustentável.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais