Olimpia 24 Horas

A MÚSICA DE PAULO MOURA presta homenagem a um dos músicos mais importantes do país

Postado em: 22/10/2020

Contemplado com o Prêmio Nelson Seixas 2020, o projeto realizará uma live-show e uma vídeo aula contando a história de Paulo Moura

Um dos principais nomes da música instrumental brasileira e possivelmente o mais importante artista rio-pretense, será homenageado com “A Música de Paulo Moura”, projeto contemplado com o Prêmio Nelson Seixas, edital 11/2020 – Música, que propõe uma abordagem da obra de Paulo Moura em uma live-show e a realização de uma vídeo-aula destacando a história do músico, que leva seu nome em um dos maiores teatros de São José do Rio Preto.



A live-show será transmitida no dia 24 de outubro, às 21h, pelo canal da Proart Comunicação no Youtube (https://bit.ly/proartlives)  com retransmissão nos canais do Diário da Região (Facebook e youtube). A live-show terá a participação dos  músicos João Pazzini (contrabaixo), Luiz Jardim (piano), Marcelo Maia (piano), Milton Thomé (bateria), Paulo Casale (saxofone) e Ito do Cavaco, como convidado especial.

Já no dia 15 de novembro, será disponibilizado nas mídias digitais do projeto (https://www.instagram.com/projeto.amusicade/) (https://www.facebook.com/projetoamusicade) a live-show transmitida no dia 24, e um material exclusivo em formato de vídeo-aula com os músicos Milton Thomé, Ito do Cavaco e Paulo Casale contando um pouco da história de Paulo Moura.

A live-show, terá cerca de 1 hora de duração e apresentará um repertório composto em sua maioria com composições do próprio Paulo Moura, exemplo de Ao Velho Pedro, um choro composto especialmente para seu pai, e Tarde de Chuva, além de alguns clássicos da música brasileira como Marina de Dorival Caymmi cujo arranjo a ser executado pelo grupo foi escrito pelo próprio Paulo Moura, ou ainda Espinha de Bacalhau, um clássico do Choro de Severino Araújo que está presente no disco Confusão Urbana, Suburbana e Rural (1976), considerado um dos principais álbuns da música instrumental brasileira.



O projeto é de realização da Proart, com produção executiva de Jorge Etecheber e conta com a pesquisa do músico Paulo Casale, que tem um acervo raro sobre o maestro. “O que me levou a pesquisar mais intensamente a obra de Paulo Moura foi exatamente essa busca de informações a respeito de sua obra e consequentemente descobrir o quão grande era seu universo musical, sendo reconhecido por toda a classe musical brasileira e portanto, influenciado toda uma geração músicos como Wagner Tiso, Mauro Senise, Yamandu Costa, Letieres Leite, Raphael Rabello, entre tantos outros”.

Segundo Casale, iniciativas como essa apresentam e dão visibilidade à importante obra deste músico filho de São José do Rio Preto, e dessa forma oportuniza à cidade tomar contato e conhecer um pouco melhor seu trabalho, ainda bastante desconhecido, apesar de seu valor internacionalmente reconhecido.


Paulo Moura

Nascido em São José do Rio Preto em 1932, o compositor, arranjador, maestro, clarinetista e saxofonista Paulo Moura teve contado com a música desde muito pequeno, por causa do seu pai, Pedro Gonçalves de Moura, que também era músico nas horas vagas. Aos treze anos, sua família se mudou para o Rio de Janeiro, o que mudaria de vez a sua vida, sendo e por mais de uma década o primeiro clarinetista da Oquestra Sinfonica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e ao mesmo tempo ter contato com as formações instrumentais de big bands, gafieiras e grupos de samba tradicionais.

Paulo Moura foi um dos responsáveis por ressignificar o cenário musical do choro e suas vertentes, levando sua música para todo mundo e participando de diversos festivais internacionais, como o importante Festival de Jazz de Montreux, o Berlin Jazz Festival, e o Free Jazz Festival entre outros.  Ao longo de sua carreira deixou cerca de 40 discos gravados e trabalhou com importantes nomes da música brasileira, como Maysa, Sergio Mendes, Tom Jobim, Marisa Monte, Milton Nascimento e Martinho da Vila e muitos outros. 

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais