Olimpia 24 Horas

7ª EDIÇÃO - Olímpia seleciona trabalhos para concorrer a Olimpíada de Língua Portuguesa

Postado em: 03/09/2021

A Estância Turística de Olímpia está participando de mais uma edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), que integra o Programa Escrevendo o Futuro, uma iniciativa da Fundação Itaú Social com apoio do Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Trata-se de um concurso que reconhece o trabalho de professores e estudantes de escolas públicas de todo o país. Em Olímpia, a adesão foi realizada pela secretaria de Educação, por meio da secretária, Dalva Coelho, tendo nomeado a professora Simoni Becerra Franco como representante no município.

Com o tema “O lugar onde vivo”, a ação visa estimular a reflexão sobre as realidades locais e a aproximação do aluno com sua comunidade, estreitando laços e promovendo cidadania. Este ano, em sua 7ª edição, a novidade foi o formato do concurso com foco no trabalho dos professores com os alunos sob a forma de relatos de prática da atuação do docente com os estudantes, tendo em vista que o desafio da pandemia exigiu que os participantes se reinventassem para desenvolver os trabalhos. Assim, os professores usaram a tecnologia, neste momento em que o ensino foi presencial e não presencial, com ferramentas virtuais como: grupos de WhatsApp, podcast, Google Forms e plataformas de videoconferências.

A Olimpíada contempla estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, divididos por categorias, sendo “Poema” para o 5º ano do Fundamental, “Memórias Literárias” para os 6º e 7º anos, “Crônica” para os 8º e 9º anos, “Documentário” para os 1º e 2º anos do Ensino Médio e “Artigo de Opinião” para os 3º anos do Ensino Médio.

A ação conta com diversas etapas, que vem sendo trabalhadas desde fevereiro, passando pela formação dos professores, até com webnários, e preparação dos trabalhos com os alunos por gênero do concurso, de acordo com cada modalidade de ensino. Até 5 de agosto, os professores escreveram o relato de prática e organizaram os registros para a Linha do Tempo e o Álbum da Turma, entregando os materiais para a direção da sua escola. Na sequência, foi realizada a Etapa Escolar, quando cada escola selecionou os trabalhos representantes das unidades para a Etapa Municipal, que avaliou todas as propostas e selecionou os trabalhos que representarão o município em cada categoria na Etapa Estadual.

A análise da Comissão Julgadora Municipal foi realizada, na última sexta-feira (27), no auditório da secretaria de Educação, com a participação dos membros Aline Storto Pereira, Willian Antonio Zanolli e Tamires Cristina Montini, que foram convidados por serem pessoas que compreendem bem a questão linguística e cultural. Os trabalhos foram avaliados e os classificados para representar o município concorrerão na Etapa Estadual, que será de 03 de setembro a 01 de outubro.

A homenageada desta edição da Olimpíada foi a escritora e professora Geni Guimarães como um reconhecimento à sua importante trajetória na literatura e na educação.

RELATOS CLASSIFICADOS NA ETAPA MUNICIPAL

GÊNERO POEMA:

Relato de práticas da professora JULIANA MENITI PASCHOALETE ANGELO

Título: Relato de prática sobre o desenvolvimento das oficinas com Poemas

Escola: EMEB Professor Reinaldo Zanin

Diretora: Fábia Prepétua Regonha


GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS:

Relato de práticas da professora GISELE LEAL ROCHA SPINELLI

Título: “Desafios e conquistas”

Escola: EEI Dona Anita Costa

Diretora: Dulce Eliza Barbosa Berti


GÊNERO CRÔNICA

Relato de práticas da professora JOSEANE APARECIDA DA SILVA

Título: “Escrever mexendo em funduras”

Escola: EEI Dona Anita Costa

Diretora: Dulce Eliza Barbosa Berti

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais