Olimpia 24 Horas

58º FESTIVAL DO FOLCLORE - A cultura de todo o Brasil volta a se encontrar em Olímpia em Agosto

Postado em: 12/07/2022

De 06 a 14 de agosto de 2022, a Estância Turística de Olímpia, no noroeste paulista, a Capital Nacional do Folclore, voltará a se transformar no centro do Brasil, durante o 58º Festival do Folclore.

A cidade reúne, há quase 60 anos ininterruptos, grupos e manifestações folclóricas de diversos estados brasileiros, e, neste ano, tem a expectativa de retomar presencialmente a festa ainda mais fortalecida, reforçando o compromisso do município, que é oficialmente a Capital Nacional do Folclore (Lei Federal Nº 13.566/2017).

Considerado um dos festivais mais importantes do país, em 2020, o evento foi realizado em formato totalmente digital e, no ano passado, a edição foi híbrida, com apresentações gravadas e ao vivo, transmitidas em tempo real pelos canais oficiais do festival, na Internet, alcançando mais de 110 mil pessoas no Brasil e no mundo.

Agora, em 2022, o FEFOL chega à sua 58ª edição, celebrando o Jubileu de Dália, conforme o legado deixado pelo seu idealizador, Professor José Sant’anna. Com o tema “Olímpia é o folclore brasileiro”, em referência à música “Olímpia, Cidade-Moça”, da dupla sertaneja Tonico & Tinoco, o festival deste ano terá a participação de cerca de 50 grupos folclóricos e parafolclóricos de mais de 15 estados de todas as regiões brasileiras, entre eles a Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, de Florianópolis – SC, que foi escolhida como grupo homenageado desta edição, ilustrando o cartaz oficial do evento.


Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, de Florianópolis – SC

Com mais de 50 anos de história, o grupo é considerado um dos mais antigos da capital catarinense, com uma apresentação que conta a tradicional história da morte e ressurreição do boi, um clássico da cultura de Santa Catarina, com personagens como a cabra, a bernúncia, o bode e a maricota, interpretando um espetáculo que interage com todas as idades. Outro grande momento da festa é o espetáculo de abertura, com a participação de centenas de crianças da rede municipal de ensino, interpretando o tema da edição e reforçando a identidade cultural de Olímpia enquanto Capital Nacional do Folclore.


Segundo a Comissão Organizadora do festival, toda a estrutura de hospedagem e alimentação está sendo preparada para receber mais de 1.200 componentes, entre dançarinos, músicos e equipes de apoio. O entusiasmo para o retorno do festival presencial também se reflete na expectativa de público para este ano, estimando que mais de 160 mil pessoas passem pelo Recinto de Exposições e Praças de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna” (Recinto do Folclore), durante a festa, superando o público de 2019, quando foi realizada a última edição nos moldes tradicionais no FEFOL.

Com o desenvolvimento de Olímpia e o crescimento do número de turistas, a organização visa fomentar a divulgação para atrair um público cada vez maior e, assim, difundir ainda mais a cultura brasileira. “Somos a Capital Nacional do Folclore por lei e temos que honrar este compromisso em perpetuar a vasta e rica cultura do nosso país. Milhões de visitantes vêm para Olímpia aproveitar as atrações de lazer e temos este imenso público para explorar, divulgando a nossa festa maior, que é uma das mais importantes do país. Após dois anos sem o evento presencial, temos grande expectativa para este retorno e queremos proporcionar uma grande festa da cultura brasileira”, destaca o prefeito Fernando Cunha.

Além das apresentações noturnas, a programação do FEFOL inclui outras diversas atividades culturais, recreativas e educacionais, também ao longo do dia, cujo cronograma completo será divulgado em breve. Todas as atividades são gratuitas.

O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio dos projetos do Governo do Estado, ProAC e Amigos da Arte, da Associação Olímpia para Todos, e patrocínio de empresas olimpienses.

Mais informações:

http://www.folcloreolimpia.com.br 

http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial

http://www.instagram.com/fefoloficial

https://www.youtube.com/c/FolcloreOlímpia

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais