Olimpia 24 Horas

58º FEFOL OLÍMPIA - NORDESTE traz a cultura da região para Olímpia com 13 grupos de 8 estados

Postado em: 26/07/2022

Oito dos nove estados brasileiros que compõem a região Nordeste são presença confirmada no 58º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia. Terra do bumba-meu-boi, do frevo, do xaxado e muitas outras manifestações populares, a cultura nordestina se construiu sob forte influência dos europeus, da população negra e dos povos indígenas.

E essa mistura estará na Capital Nacional do Folclore, de 06 a 14 de agosto. Ao todo, serão 13 grupos folclóricos e parafolclóricos do Nordeste, sendo que quatro deles dançarão no Palco do Recinto do Folclore pela primeira vez.

De SERGIPE, estarão no festival os já conhecidos Parafusos e Ciranda de Roda, ambos da cidade de Lagarto. De Alagoas, Olímpia receberá dois grupos vindos da capital, Maceió, o Grupo Cultural Xique Xique e o inédito Coco de Roda Reis do Cangaço.

PERNAMBUCO chega com o frevo e com as manifestações carnavalescas do Papanguarte Balé Popular, da cidade de Bezerros. Já as raízes da PARAÍBA serão representadas pelo Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema, de Campina Grande.

De São Gonçalo do Amarante, RIO GRANDE DO NORTE, o Fefol receberá o Pastoril Dona Joaquina. Enquanto isso, a cultura CEARENSE chega fortalecida por três grupos da Capital, Fortaleza. O Grupo Parafolclórico Terra da Luz, o Maracatu Az de Ouro e a Cia de Ritmos e Danças Populares – Cordapés.

Estado raramente presente no Fefol, o PIAUÍ também deixará sua marca neste ano, representado pelo grupo Balé Popular do Piauí, de Teresina, que se apresentará pela primeira vez em Olímpia.

Finalizando a participação nordestina, do MARANHÃO, o Bumba Meu Boi da Floresta de Mestre Apolônio, de São Luís, participou virtualmente em 2021 e, agora, estreará no palco do Recinto, com o ritmo dos bois da região da Baixada Maranhense. O grupo vem acompanhado do também inédito Tambor de Crioula Boi da Floresta, da capital.

O público poderá conferir as diversas apresentações da cultura nordestina todas as noites, durante o FEFOL, com entrada gratuita.

O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio dos projetos do Governo do Estado, ProAC e Amigos da Arte, da Associação Olímpia para Todos, e patrocínio de empresas olimpienses.

Mais informações:

http://www.folcloreolimpia.com.br 

http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial

http://www.instagram.com/fefoloficial

https://www.youtube.com/c/FolcloreOlímpia

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais