Olimpia 24 Horas

55° FESTIVAL DO FOLCLORE - Papanguarte apresentará os folguedos de Pernambuco

Postado em: 18/07/2019

Os folguedos e as máscaras do Papanguarte vão invadir a Estância Turística de Olímpia durante o 55º Festival do Folclore, que começa no próximo dia 3 de agosto e vai até o dia 11.

O Balé Popular “Papanguarte”, que vem da cidade de Bezerros, é o grupo que vai representar o estado de Pernambuco na Terra do Curupira. O Balé já é bastante conhecido do público do Fefol e coleciona apresentações no evento.

O Papanguarte foi fundado em janeiro de 1997, pelo artista e educador Carlos Marques, após a realização de uma oficina de danças populares promovida pela Prefeitura de BezerrosAtualmente, o grupo é formado por estudantes e professores das redes municipal, estadual e particular do município, com o propósito de resgatar e valorizar as danças e folguedos populares da terra do papangu (Bezerros), bem como do estado pernambucano. O nome “papanguarte” vem da união das duas palavras: papangu (mascarados que saem pela cidade no período carnavalesco) e arte.

Na época de Carnaval, os mascarados saboreiam a deliciosa comida típica do nordeste: o angu, surgindo assim, a figura folclórica papangu. Dessa formapapa + angu + arte = Papanguarte.

Umas das características da agremiação é que seus bailarinos dançam mascarados como forma de resgatar, preservar e valorizar a cultura do papangu – símbolo máximo do carnaval de Bezerros.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais