Olimpia 24 Horas

54º FESTIVAL DO FOLCLORE - Pavilhão Turístico e Cultural traz artesanato e espaço histórico

Postado em: 24/07/2018

A cultura de todo o Brasil, a história e as belezas de Olímpia poderão ser encontradas em um só lugar durante o 54º Festival do Folclore. É essa a proposta que o Pavilhão Turístico e Cultural traz para enriquecer a festa.

Organizado pela secretaria de Turismo, o espaço será voltado para exposição e comercialização de artesanato local, regional e de outros Estados que estarão presentes no evento. No total, serão 30 estandes de artesãos, que levarão uma extensão da Feira de Artesanato Olímpia Mostra Olímpia para dentro do Recinto.

Durante todos os dias, também será ministrada uma oficina de trançado estrela, típico da cidade. A técnica artesanal, descoberta e desenvolvida por um grupo de mulheres de Olímpia, consiste na confecção de produtos a partir da palha do milho. A ideia é incentivar a preservação e a disseminação do artesanato local. Este ano, o festival tem a intenção de valorizar o trançado, que inclusive está presente no fundo do cartaz oficial do evento.

O Pavilhão contará ainda com um espaço especial para atendimento ao turista e divulgação dos atrativos turísticos da cidade, além de um ambiente para receber autoridades e veículos de imprensa que visitam a festa.

A abertura oficial do espaço, que funcionará na primeira barraca ao lado do estacionamento do Recinto, será realizada no dia 04 de agosto (sábado), às 18h00, antecedendo a cerimônia de abertura da festa.

ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL

Outra proposta do local é a valorização histórica do município. Em parceria com a secretaria de Administração, o Pavilhão terá a participação do Arquivo Público Municipal “Dr. Antônio Augusto Reis Neves”. A ideia é que o público possa conhecer o trabalho do Arquivo, inaugurado neste ano.

A equipe do Arquivo Público acompanhará apresentações e atividades do festival para documentar a edição. Além disso, a cada dia farão entrevistas e registros de mostras de danças dos grupos participantes do festival, gravando pequenos documentários. O objetivo é gerar o registro através de acervo digital e fotográfico, sendo esta uma das atribuições do equipamento no que tange o registro da história atual.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais