Olimpia 24 Horas

54º FESTIVAL DO FOLCLORE DE OLÍMPIA - Grupos gaúchos estão garantidos no evento

Postado em: 12/06/2018

O Rio Grande do Sul, um dos estados brasileiros mais queridos pelo público do Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia, tem presença confirmada na 54ª edição da festa, que será realizada de 4 a 12 de agosto.

CTG Lalau Miranda

Os gaúchos, que encantam pelos seus costumes, suas roupas e sua dança, chegarão à Capital Nacional do Folclore, no sábado, dia 04, quando acontecerá a cerimônia de abertura do evento.

Representarão o Estado, o CTG - Centro de Tradições Gaúcha “Lalau Miranda, de Passo Fundo, que vem ao Fefol pela segunda vez, e o Conjunto de Folclore Internacional “Os Gaúchos”, de Porto Alegre, que estreia esse ano nos palcos da Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant´anna”.

Fundado em 1952, pelo jornalista Múcio de Castro, o CTG “Lalau Miranda” recebeu este nome em homenagem ao seu primeiro diretor, Estenislau de Barros Miranda, homem de qualidades campeiras e artísticas, proprietário de terras na região do Butiá e Passo do Miranda. Nascido em Passo Fundo, em 1853, faleceu em 1916.

Apesar de sua antiga fundação, a dança Invernada Xirú surgiu quase 90 anos depois.

“O amor pela cultura gaúcha já é um motivo suficiente para reunir um grupo de pessoas! Quando esse amor proporciona lazer, diversão e amizade tudo fica fácil e agradável. Assim surgiu, no ano de 2000, a Invernada Xirú do CTG Lalau Miranda”, conta o diretor do CTG, Sandro Ricardo Duarte Ribas.

Casais que acompanhavam seus filhos vislumbraram a possibilidade de se desafiar a subir num palco usando a dança como meio de valorizar sua cultura em meio a um convívio entre amigos, desfrutando de alegria e lazer. Com este propósito, a Invernada Xirú do CTG Lalau Miranda, pioneira nesta modalidade no interior do Estado, vem destacando-se em competições como Rodeios e Festivais ao longo de seus 17 anos de existência.

No ano de 2013, participou do Circuito de Festivais do Paraguai, passando pelas cidades de Itakiry, San Alberto, Minga Guaçu, Juan e Oleari, Nueva Esperanza e Assuncion. Durante 12 dias, levou a cultura gaúcha para além das fronteiras, desenvolvendo também atividades como oficinas de danças de salão, danças tradicionais, indumentárias gaúcha, comida típica e chimarrão.

Em agosto de 2014, o grupo participou do Festival Internacional de Goiás, evento promovido pela Universidade Estadual de Goiás, em Pirinópolis. Em 2015, visitou a capital Brasília, levando seus costumes ao Ministério da Cultura, em apresentação especial à ministra Marta Suplicy. Em 2016, o grupo Xirú esteve na cidade de Itapema, no estado de Santa Catarina, participando 1º Encontro de Etnias de Itapema, realizado pelo grupo Tropeiros do Litoral. No ano passado, participou do 3º Encuentro Internacional de Cultura, em Santa Fé, na Argentina, passando pelos Povoados de Juncal, Hughes, Elortondo, Labordeboy e Wheelwright, levando a cultura e costumes para além das fronteiras.


CFI - Conjunto de Folclore Internacional

O outro grupo do Rio Grande do Sul que estará no 54º Festival do Folclore de Olímpia, é o Conjunto de Folclore Internacional “Os Gaúchos”, que fará sua estreia no Fefol. De Porto Alegre, capital do Estado, o grupo é formado por bailarinos e músicos que têm por objetivo divulgar a cultura e a arte de diferentes povos através da música e da dança. Fundado em 1959, já representou o Brasil em diversos festivais internacionais na América do Sul, Europa e Ásia, além de ter se apresentado para importantes personalidades do país e do mundo como presidentes de Repúblicas e audiência especial com o Papa João Paulo II. Seus números são resultados de constantes e intensas pesquisas sobre os elementos típicos de cada povo, que são representados no palco pelas indumentárias, ritmos e movimentos característicos de cada cultura.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais