Olimpia 24 Horas

54º FESTIVAL DO FOLCLORE - CONTAGEM REGRESSIVA: Fitas, arcos e estrelas decoram o Recinto

Postado em: 03/08/2018

As fitas coloridas invadiram o Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant´anna”. Nos últimos dias, o cenário do 54º Festival do Folclore ganhou uma linda e alegre decoração. São fitas, arcos, tecidos de chita e grandes estrelas feitas através da palha do milho, que representam o trançado estrela, artesanato típico da cidade.

“A temática traz uma simbologia carregada de nuances”, explica o artista plástico e professor Thiago Louzada, responsável pelo projeto de decoração do Recinto.

“As fitas coloridas remetem às danças folclóricas como um todo. Muitas manifestações populares brasileiras utilizam-se das fitas como adornos para as danças, folguedos e encenações”, completa o decorador.

Outro elemento decorativo são os arcos em semicírculo, instalados nas entradas do Recinto e entre as barracas de alimentação, que também carregam a força das danças brasileiras em diversas regiões. “Danças como a balainha ou jardineira e o cavalo marinho usam o arco em semicírculo como elemento de graça e leveza, conferindo estética e movimento”, lembra Thiago Louzada (Foto).

O terceiro elemento utilizado na temática foi o trançado estrela, uma alusão poética ao jubileu de milho e um reconhecimento desse artesanato tão genuíno e autêntico. E, para finalizar, o tecido chita ou chitão. “Tecido tipicamente brasileiro que projeta em suas estampas toda alegria e multicolorido do nosso país. Tudo pensado para abraçar os artistas e todo público que vier prestigiar nossa grande festa”, conclui o artista.

“A Comissão Organizadora do evento pretende encantar os visitantes do Fefol 2018. Uma decoração leve, cheia de cores e movimento, e que traduz a nossa cultura popular”, finaliza a secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Tina Riscali.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais