Olimpia 24 Horas

54º FESTIVAL DO FOLCLORE anuncia primeiro grupo confirmado para este ano

Postado em: 05/06/2018

A Comissão Organizadora do 54º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia anunciou na manhã de hoje, 5 de junho, o primeiro grupo participante da festa, que será realizada de 4 a 12 de agosto de 2018, na Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant´anna”.
Trata-se do Grupo Siriri Flor de Atalaia, de Cuiabá, Mato Grosso. Será a primeira participação da agremiação na festa de Olímpia. Será também o representante exclusivo do referido Estado presente no Festival do Folclore deste ano.

Fundado em novembro de 2013, o Siriri Flor de Atalaia atua, há quatro anos, difundindo e propagando a cultura popular com a dança de Siriri cuiabano. O grupo se destaca pela atuante participação de crianças e jovens. Usam como principais instrumentos a viola de cocho/mocho e o ganza.

“Em 2017, fomos estabelecidos como Ponto de Cultura, entidade certificada pelo Ministério da Cultura. E, desde então, estamos realizando oficinas culturais e de arte gratuitamente”, conta Cristina Zuita de França Dias Ferreira, diretora do grupo. “Já participamos de vários festivais nacionais, como no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, e um internacional, na Argentina. E agora estaremos na Capital Nacional do Folclore, o que nos orgulha muito”, acrescenta a diretora.



Segundo a Comissão Organizadora, mais de 40 grupos já estão confirmados para o maior evento de preservação do folclore do País. Mas a previsão é que cerca de 60 agremiações participem.  O cartaz da festa também será lançado dentro de alguns dias.

O EVENTO

A Estância Turística de Olímpia, Terra de Águas Quentes e oficialmente reconhecida como Capital Nacional de Folclore, pela Lei Federal nº. 13.566/2017, realiza no mês agosto, mês do Folclore, sua festa maior, recebendo grupos de todas as regiões do Brasil, que mostram sua cultura por meio de músicas, danças, artesanato e culinária, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant´anna” (Recinto do Folclore).

Em sua programação constam, além de danças e folguedos folclóricos, palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, festival de violeiros, culinária brasileira, desfile, apresentações em escolas, peregrinações pela cidade e muito mais.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais