Olimpia 24 Horas

54º FEFOL recebe Bumba-Meu-Boi Brilho da Balaiada e Cia Baile de Caixa do Maranhão

Postado em: 11/07/2018

A diversidade da cultura popular, a luta para manter viva as tradições e a riqueza de um patrimônio histórico reconhecido mundialmente: o Estado do Maranhão é um lugar que encanta pela riqueza do seu folclore.

E a forte expressão cultural de cada uma dessas inúmeras manifestações folclóricas da ilha está trazendo para o 54º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia, de 4 a 12 de agosto, dois grupos parafolclóricos - o Bumba-Meu-Boi de Nina Rodrigues Brilho da Balaiada, criado no município de Nina Rodrigues, distante 180 km da capital maranhense, e a Companhia Folclórica e Cultural Raízes da Ilha - Baile de Caixa, de São Luís.

O Grupo de Nina Rodrigues está intimamente ligado à história do Maranhão, pois foi em suas terras que no dia 13 de dezembro de 1838 iniciou-se um dos maiores movimentos revolucionários da época: a Guerra da Balaiada, fato que está presente em inúmeras manifestações culturais e artísticas daquele povo.

Em 28 de março de 1989, com o intuito de preservar e resgatar os traços culturais e remanescentes da cidade, Concita Braga iniciou uma pesquisa dentro da comunidade para identificar qual das manifestações populares representaria com maior dignidade as histórias, os costumes e valores de um povo. Foi caracterizado como a mais tênue expressão artístico-cultural, o Bumba-boi, surgindo assim o Bumba-Meu-Boi de Nina Rodrigues “Brilho da Balaiada’’.

O Grupo vem desde 1990 desenvolvendo junto à comunidade o resgate cultural através da música, poesia e da arte, na perspectiva de não deixar morrer a história e a cultura. Desde então, o Boi de Nina Rodrigues, com 18 CD’s gravados, vem mantendo-se como “Modelo” para os demais grupos culturais em suas coreografias harmônicas e ritmadas, sendo pioneiro na introdução de novos instrumentos não utilizados até então em bumba boi de orquestra, sem perder no entanto, suas raízes e preservando suas características regionais.

Fundada em 28 de junho de 2008, a Cia Baile de Caixa surgiu pela necessidade de oferecer à comunidade do bairro da Fé em Deus, em São Luís, integração, conhecimento e difusão cultural através de manifestação de uma dança folclórica organizada.

Em 2009, a Cia Baile de Caixa, já estruturada com 46 componentes, fez a sua primeira apresentação publicamente no espaço do VIVA Fé em Deus, oportunidade em que foi realizado o ritual de batizado da dança.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais