Olimpia 24 Horas

54º FEFOL - Grupos Boi Calemba Pintadinho e Raízes de Ouro trazem a rica cultura potiguar

Postado em: 10/07/2018

Estado do Rio Grande do Norte possui uma cultura rica e diversificada, sendo sede de várias entidades culturais, além de possuir diversos monumentos tombados, entre os quais o mais importante é a Fortaleza dos Reis Magos, considerado marco inicial da ocupação do território norte-rio-grandense. E essas singulares manifestações culturais poderão ser conhecidas e divulgadas no 54º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia, de 4 a 12 de agosto.

De lá virão dois grupos: o Boi Calemba Pintadinho, de São Gonçalo do Amarante, que esteve uma vez em Olímpia, e o inédito Grupo Parafolclórico Raízes de Ouro, da cidade de Passa e Fica. 

O Boi Calemba Pintadinho é uma das mais importantes manifestações folclóricas do Rio Grande do Norte, com mais de 100 anos de existência. Em 1929, foi pesquisado pelo escritor e pesquisador Mário de Andrade, juntamente com o folclorista Câmara Cascudo, que o acompanhou nessa aventura. Na ocasião da posse do presidente da República João Figueiredo, o Boi Calemba se apresentou na Praça dos Três Poderes a convite do Ministério da Cultura.

Há décadas, participa das festas populares e festivais de folclore do RN e Estados vizinhos. Em 2011, esteve no 47º Festival do Folclore de Olímpia, quando o Rio Grande do Norte foi homenageado com o Pastoril Dona Joaquina.

O Grupo Parafolclórico Raízes de Ouro, que é uma das atrações que vem pela primeira vez ao festival, iniciou o seu trabalho de pesquisa, resgate e divulgação cultural em 07 de junho de 2011, na cidade de Passa e Fica/RN. Desde sua formação, o grupo mantém um trabalho voltado para a vivência das manifestações tradicionais brasileiras em especial a do Nordeste. O Grupo vem desenvolvendo atividades socioeducativas com adolescentes e jovens, por meio do envolvimento com as danças populares. 

É formado por 26 dançarinos, com faixa etária entre 18 e 30 anos, que são alunos e ex-alunos da Escola Municipal Celso Lisboa, onde o grupo se originou. Em seu repertório dispõe das seguintes montagens cênicas: sequência nordestina de dança de salão, festejo junino, danças praieiras, dança da caninha verde, puxada de rede e maracatu.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsável:
Julio César Faria
Julião Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olímpia24Horas nas Redes Sociais